Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Daniel Cargnin: inspiração para futuros atletas



Em entrevista ao Caderno Culturália, o gaúcho Daniel Cargnin contou qual foi a sensação de conquistar a medalha de bronze no judô brasileiro durante as Olimpíadas de Tóquio 2020. Aos 23 anos, o medalhista venceu o israelense Baruch Shmailov na categoria até 66kg.

“Sou muito grato por tudo o que fizeram por mim e por toda a torcida. Lembro que quando cheguei no aeroporto de Porto Alegre eu pensei: agora realmente estou em casa”, conta o judoca. 

Ao ser questionado sobre seu primeiro contato com o judô, Cargnin revelou que participou de seu primeiro treino quando ainda era criança, a convite de um amigo. Com o tempo, a prática do esporte se tornou um hábito, e devido ao incentivo da família, decidiu seguir a carreira esportiva.

Daniel contou como se sente ao saber que é fonte de inspiração para muitos jovens que desejam ingressar na carreira dos esportes: “É uma honra muito grande pra mim. Quando eu era menor e entrei na Sogipa, minha inspiração era o João Derly. E vejo que hoje, de algum jeito, posso inspirar não só medalhas, mas valores como garra e determinação”.

Daniel Cargnin, da Sogipa, ganhou o bronze ao derrotar o israelense Baruch Shmailov na categoria até 66 kg. Créditos: André Ávila / RBS

 

A Sogipa, clube onde o gaúcho realiza seus treinos e preparações, manifestou a importância da sua vitória: “A Sogipa tem um histórico importante nos Jogos Olímpicos. A sua primeira participação foi em Seul, 1988, e sua primeira medalha foi em Londres, em 2008. Com as duas medalhas em Tóquio, o clube soma seis no total, um recorde para o Rio Grande do Sul. Mesmo assim, apesar de não ser novidade, sempre é um fato extremamente relevante, que eleva o clube e orgulha todos os associados. Sentimos um enorme aumento de interessados em praticar esportes, em várias modalidades, desde os Jogos Olímpicos. Isso já é um reflexo prático da conquista das medalhas”.

Segundo a assessoria de imprensa da Sogipa, o clube tem um Projeto Olímpico com metas, prazos e fontes de financiamento há pelo menos quatro ciclos olímpicos, se transformando em referência para outras instituições do país na prospecção e desenvolvimento de atletas. Para a instituição, a participação de sogipanos em grandes eventos, como uma Olimpíada, é apenas a faceta mais visível de um trabalho de formação integral que engloba a prática esportiva, de quase quatro mil pessoas no clube. A Associação acredita que quando houver maiores investimentos no esporte do país, teremos uma sociedade mais justa e fraterna. 

Reportagem: Amanda Demamann

Matéria produzida na disciplina Redação Jornalística II, do curso de Jornalismo do Campus da UFSM em Frederico Westphalen, no 1º semestre de 2021, ministrada pela Professora Luciana Carvalho. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-825-402

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes