Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora

Projeto de extensão da UFSM-FW aproxima estudantes do patrimônio histórico da cidade

O projeto Educação e Arte – Patrimônio Cultural de Frederico Westphalen: Seu Olhar na Nossa História começou a ser desenvolvido em meados de abril deste ano, inicialmente de modo remoto. Recentemente, em agosto, foram iniciadas as ações de forma presencial junto aos alunos de 4º e 5º anos nas escolas do município. A partir de setembro, serão desenvolvidos os desenhos que irão compor o Calendário Institucional da UFSM-FW de 2022, em comemoração aos 15 anos do Campus. Por meio do conhecimento gerado, as crianças serão capazes de representar seu olhar no papel.

Pensando nisso, os participantes do projeto realizaram visitas explicativas, como forma de incentivo ao engajamento das crianças, nas quais ocorreu a distribuição de uma cartilha interativa com imagens do patrimônio local e sua história. Também foi feita a apresentação oral da importância desses locais e objetos para a história da cidade, além do uso de recursos audiovisuais.

Projeto levou cartilhas sobre o patrimônio cultural da cidade aos estudantes. Foto: Natalie Pereira Soares

“Elas sentiram que faziam parte da história e que a cultura pode estar em qualquer lugar. Que elas podem conhecer e acessar”, afirma Silvane Brand Fabrizio, coordenadora do projeto e secretária executiva na UFSM-FW. A direção e professoras das escolas agradeceram pelo fato de o projeto oferecer um material tão efetivo na construção do conhecimento cultural, e alinhado com a grade curricular das séries escolhidas.

Todo desenvolvimento até a fase de aplicação nas escolas envolveu inúmeros participantes da Universidade, desde os textos da cartilha até a diagramação e o contato com os alunos. Um dos objetivos já atingidos era a criação de um acervo de fotografia do patrimônio histórico do município, que foi alcançado com as fotografias do professor Paulo César Vialle Munhoz. O resultado foram imagens da Catedral Santo Antônio, do prédio dos Correios e outros pontos turísticos e objetos presentes no Museu Municipal Wülson Jehovah Lütz Farias.

Imagem da Catedral integra acervo apresentado aos estudantes. Foto: Paulo César Vialle Munhoz

A próxima fase do projeto ocorrerá em setembro, quando serão selecionados 50 desenhos pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). Eles serão encaminhados ao site de votação, em que os doze mais votados irão compor o Calendário Institucional da UFSM-FW de 2022, alusivo aos 15 anos do Campus. Os finalistas estarão entre os mais de 230 alunos da rede municipal contemplados pelo projeto e receberão inúmeras premiações no dia do resultado, que está marcado para ser realizado na programação do Frederico em Luz.

Reportagem: Natalie Pereira Soares

Matéria produzida na disciplina Redação Jornalística II, do curso de Jornalismo do Campus da UFSM em Frederico Westphalen, no 1º semestre de 2021, ministrada pela Professora Luciana Carvalho.