Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Perfil no Instagram de egressa da UFSM-FW dá dicas de filmes e séries com protagonismo negro



Representatividade e protagonismo negro nas telas.

A representatividade de pessoas negras nos filmes e séries é essencial para que haja uma discussão sobre as pautas raciais e que cheguemos cada vez mais perto da sonhada igualdade racial. Além disso, ter alguns personagens negros secundários nas produções não é o suficiente, é preciso que as obras tragam o protagonismo negro. Pensando nisso, a egressa de Relações Públicas do Campus da UFSM em Frederico Westphalen, Jordana Garcia, criou o perfil do Instagram @dicasdajorda.

Criado no ano passado, o perfil traz dicas de produções audiovisuais que são protagonizadas e/ou produzidas por pessoas negras. O projeto foi pensado logo depois dos protestos conhecidos como Black Lives Matter (Vidas Negras Importam), intensificados após a morte de George Floyd, um homem negro que foi assassinado pela polícia estadunidense em março de 2020. “Eu queria fazer algo mais para distrair, diferente daquilo que estamos lendo todos os dias”, explica Jordana.

Inicialmente, as dicas eram dadas em seu perfil pessoal, mas pouco tempo depois ela resolveu criar um perfil especialmente para essas dicas. Nas publicações, há um breve resumo das obras, que estão divididas entre filmes, séries e documentários. Não são todas as produções que Garcia consome que ela repercute no Dicas da Jorda. Algumas delas trazem uma abordagem muito agressiva e podem incomodar os seguidores da página, principalmente os negros: “Eu sei o quão dolorido é, prefiro não indicar”, desabafa.

Garcia confessa que, às vezes, o conteúdo postado pode ser cansativo para os negros, visto que eles têm que conviver com o racismo diariamente e debater pautas raciais, mas ela percebe que, ao divulgar esses conteúdos, além de gerar conscientização entre os seguidores brancos, é bom dar “streaming” para o conteúdo, apoiando a produção negra.

A relações-públicas também sugeriu algumas produções negras para quem está querendo alguma dica de conteúdo produzido e protagonizado por negros, como a série “Black Ish”, um sitcom que aborda as questões raciais de forma mais leve; o documentário “Afronta”, que traz vários artistas negros com um diálogo sobre representatividade; o filme “Judas e o Messias Negro”, indicado ao Oscar 2021 como Melhor Filme; e o filme Ma, um suspense protagonizado por Octavia Spencer.

Ela também recomenda os clipes da artista porto-alegrense Cristal, com produção “quase 100% preta”.

Relações-públicas, Jordana Garcia também milita no movimento negro. Foto: arquivo pessoal

Jordana é natural de Porto Alegre e foi sozinha para Frederico Westphalen, para estudar. No início, até a alertaram para tomar cuidado, pois na região frederiquense haveria muitos ‘alemães’. Ao chegar lá, ela encontrou outros jovens negros que se tornaram seus amigos. Juntos, eles fundaram o Coletivo negro da UFSM-FW e realizaram algumas ações em prol da representatividade e inclusão da população negra dentro da universidade.

Garcia também participa de uma revista digital chamada Próxima Ideia, criada por um amigo, na qual ela atua na Editoria de Cultura e Audiovisual. Lá, ela procura produzir conteúdos que tragam pautas raciais. Tanto o Dicas da Jorda quanto a Próxima Ideia estão pausados temporariamente, mas a ideia é que os projetos sejam reativados logo que a agenda de Garcia e dos outros membros da revista se normalizem, mas os conteúdos produzidos anteriormente ainda estão disponíveis nos perfis.

Reportagem: Caroline Duarte

Matéria produzida na disciplina Redação Jornalística II, do curso de Jornalismo do Campus da UFSM em Frederico Westphalen, no 1º semestre de 2021, ministrada pela Professora Luciana Carvalho.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-825-443

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes