Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora

‘Racismo, Algoritmos e Plataformas sociodigitais’ abre debates por um jornalismo antirracista

II Ciclo de Debates vai até 03 de setembro, sempre às 19h, no canal do Mão na Mídia no Youtube

Na noite da quarta-feira, 01 de setembro, deu-se início ao II Ciclo de Debates por um Jornalismo Antirracista. Na abertura do evento, as boas vindas foram dadas pela chefia do Departamento de Comunicação da UFSM-FW, por meio da professora Karen Cristina Kraemer Abreu; coordenação do curso de Jornalismo, com a professora Janaína Gomes; e chefia do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),  representado pela professora Leslie Sedrez Chaves.

Primeira noite do Ciclo de Debates debateu os algoritmos. Imagem: Youtube Mão na Mídia

Nesta primeira noite, o tema foi “Racismo, Algoritmos e Plataformas sociodigitais”, com William Martins, formando em jornalismo pela Unisinos e a professora Fernanda Carrera, professora da Escola de Comunicação da UFRJ e pesquisadora na UFF, com mediação do jornalista Ângelo Jorge Neckel, doutorando em Ciências da Comunicação (Unisinos). Willian deu início ao debate falando sobre as lógicas de racionalização da cultura e o racismo algorítmico ampliado: um estudo de caso sobre o motor de buscas do Google.

Seguindo com o debate, a professora Fernanda apresentou sua pesquisa ‘Branquitude na lógica algorítmica’, quando falou sobre como o algoritmo racionaliza o indivíduo em bancos de imagens. Para ela,, “os algoritmos são na lógica da branquitude, eles não estão apartados, desta forma não tem como os brancos terem um algoritmo e os afros possuírem outro, pois o algoritmo, pra mim, já nasce branco.” A primeira noite de debates foi finalizada com uma troca de ideias entre os palestrantes e o público presente na transmissão do canal do YouTube do Mão na Mídia.

Quem não conseguiu acompanhar a primeira noite ao vivo, pode assistir ao vídeo gravado no canal do Mão na Mídia do Youtube.

Reportagem: Jéferson Delarmellin Matielo

Edição: Luciana Carvalho