Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Segunda noite do Ciclo de Debates Por um Jornalismo Antirracista abordou o papel da imprensa



Evento encerra na noite desta sexta, às 19h, no canal do Mão na Mídia no Youtube

Seguindo com a programação do II Ciclo de Debates por um Jornalismo Antirracista, a noite de quinta-feira, dia 02, contou com a jornalista Vera Daisy Barcellos, presidenta do Sindicato dos Jornalistas do RS, e o jornalista Dojival Vieira, fundador da agência Afropress. O tema foi “Da imprensa às mídias negras: jornalismo, redes históricas e sociais”, e o encontro foi marcado por dois momentos de discussão. Em um primeiro momento, os convidados falaram sobre suas trajetórias de vida e a história da imprensa negra no Brasil. Em seguida, realizaram uma rodada de perguntas e respostas com o público.  

Mesa de debates falou do papel da imprensa. Foto: canal do Mão na Mídia no Youtube

A jornalista Vera Daisy Barcellos começou a discussão contando um pouco sobre a sua história quando criança e seu amor pelos livros, lápis, e até canetas. Ela enfatizou na ocasião que o estudo teve um papel libertador em sua vida. Vera acrescenta que “desde o início quando folheava o caderno do Correio do Povo eu dizia: ‘eu quero fazer o que essas pessoas fazem, eu quero escrever’”. O início das suas leituras começou na casa em que morava, onde sua mãe era empregada doméstica, e durante as noites Vera ia, na ponta dos pés, até onde os jornais, revistas e livros ficavam para conseguir alimentar o seu amor pela leitura. 

Dojival Vieira, por sua vez, falou sobre os 188 anos da criação da imprensa negra no Brasil e sobre sua importância nas primeiras duas décadas do século XX, como um instrumento de resistência para que a população negra não fosse aniquilada. Dojival manifestou a importância dela e sobre como foi a censura no período em que ocorreu a ditadura. “Durante o período da ditadura nós não tivemos imprensa negra, […] os principais jornais brasileiros foram motivo de censura e as matérias eram substituídas por receitas de bolo.” Ele finalizou sua participação, na primeira parte do debate, dizendo que a partir de 2010 o censo do IBGE teve de assumir que negros e pardos no brasil são a maioria, cerca de 56% da população brasileira.

A segunda noite de debate foi finalizada após a realização da rodada de perguntas e respostas com as pessoas que acompanhavam o debate ao vivo no Youtube. O último dia do Ciclo será realizado nessa sexta-feira, 03, e terá como tema “Mídias negras: desafios do jornalismo antirracista”, com a presença do jornalista Antônio Junião, diretor da Ponte Jornalismo, e com a jornalista Alane Reis, da Revista Afirmativa. O debate da última noite será mediado pela professora Cláudia Herte de Moraes, jornalista e professora da UFSM – FW, e acontece no canal do YouTube do Mão na Mídia UFSM. 

Você pode assistir a gravação do segundo dia do evento clicando aqui

Para assistir ao vivo ao último dia do II Ciclo de Debates, clique aqui. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-825-470

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes