Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

II Ciclo de Debates encerrou com conversa sobre papel das mídias negras



O encontro final do II Cliclo de Debates por um Jornalismo Antirracista foi realizado na última sexta-feira, 03. Na ocasião, estiveram presentes o jornalista Antônio Junião, diretor de projetos especiais da Ponte Jornalismo, e o jornalista Jones Pinheiro, da Revista Alternativa. O debate foi mediado pela professora Cláudia Herte de Moraes, jornalista e professora da UFSM-FW, e a mesa discutiu sobre ‘Mídias negras: desafios do jornalismo antirracista’.

Debate sobre mídias negras encerrou o II Ciclo por um Jornalismo Antirracista.

O evento foi marcado por três momentos. No primeiro, a mediadora da mesa de debate apresentou o currículo de cada convidado e deu espaço para que eles se apresentassem. Em um segundo momento, cada convidado expôs a sua apresentação e argumentos que haviam preparado. Antônio Junião falou de como a Ponte Jornalismo auxilia e dá voz às pessoas negras que sempre estão sendo silenciadas pela mídia hegemônica. Acrescentou sobre a importância do projeto, sua abrangência e sobre como a Ponte ajudou a retirar mais de 20 jovens inocentes da cadeia.   

Jonas Pinheiro, por sua vez, falou sobre como a Revista Alternativa surgiu. A ideia do projeto surgiu nos corredores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), pela inquietude dos jovens jornalistas não se verem representados na mídia tradicional. Ele comentou que o pontapé inicial para a revista ser criada foi que “dentro do curso de jornalismo, isso em 2013-2014, não havia esse debate de racismo e antirracismo e como as pessoas negras eram representadas na mídia”. Jonas acrescentou que só descobriu o que era jornalismo negro quando ele ja estava fazendo esse tipo de jornalismo.

Para finalizar o encontro, a professora Cláudia instigou a discussão sobre os movimentos sociais, mídia e imprensa negra. Os convidados e ouvintes também debateram sobre os espaços que as pessoas negras ocupam nos jornais e na mídia em geral. 

Reportagem: Jeferson Dellarmelin Matielo

Edição: Luciana Carvalho

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-825-475

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes