Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Como acontece a aplicação da terceira dose da vacina?



Com o avanço da variante Delta do novo coronavírus, o Ministério da Saúde anunciou a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Na matéria desta semana, trazemos informações sobre a aplicação da terceira dose da vacina, especialmente na cidade de Frederico Westphalen (RS).

A dose de reforço pode ser uma aliada no combate às novas variantes do Coronavírus. Imagem: Freepik.

Apesar do apelo da Organização Mundial da Saúde (OMS) em razão da desigualdade na disponibilidade das vacinas pelo mundo, diversos países resolveram manter a decisão de iniciar a aplicação de uma dose de reforço, ou terceira dose, da vacina contra a Covid-19. No Brasil, grandes cidades iniciaram o processo após o dia 15 de setembro, conforme indicação do Ministério da Saúde. 

Como já explicado por especialistas na matéria da Agência Da Hora sobre os estudos da possibilidade de aplicação da terceira dose, o principal objetivo da dose de reforço é “aumentar o nível de proteção contra as mutações do vírus que já estão em circulação e reforçar a imunidade contra as possíveis novas cepas”. Por isso, além da aplicação da dose em idosos, o estado de São Paulo anunciou a dose de reforço para os profissionais da saúde. Segundo informações disponíveis na Folha, o governador João Doria afirmou que o estado busca “reforçar ainda mais a imunidade de quem está na linha de frente do combate à pandemia”, e a imunização de reforço desses profissionais começará em outubro. Outros estados e cidades como Pernambuco e Salvador (Bahia) também anunciaram a aplicação da terceira dose em trabalhadores da saúde. 

No Rio Grande do Sul, segundo informações das secretarias municipais de saúde disponíveis no Correio do Povo, cidades como Novo Hamburgo, Bagé, Rio Grande, Pinheiro Machado e Pelotas iniciaram o reforço na imunização dos idosos. A capital Porto Alegre e o município de Caxias do Sul estão entre os que já iniciaram a aplicação em profissionais da saúde. Em Santa Maria, no início de outubro a terceira dose estará disponível para trabalhadores da saúde e idosos a partir de 60 anos. 

Terceira dose em Frederico Westphalen 

A chefe do Setor de Imunizações da Secretaria Municipal da Saúde de Frederico Westphalen (RS), Rafaela Albarello, informou que a terceira dose da vacina contra a Covid-19 já está sendo aplicada em idosos acima de 70 anos e pacientes imunodeprimidos. A vacina disponibilizada ao município é a da Pfizer, com dose de 0.3 mL intramuscular. Rafaela acrescenta que “aos poucos o público está indo fazer a vacina, conforme o intervalo preconizado de 6 meses para idosos e 28 dias para [pacientes] imunodeprimidos”. 

A prefeitura de Frederico Westphalen, por meio da assessoria de imprensa, esclareceu que o imunizante da Pfizer é o mais recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser utilizado como dose de reforço, podendo ser utilizado independentemente do laboratório da primeira e segunda dose. Até o dia 8 de outubro foram aplicadas aproximadamente 484 terceiras doses, número atualizado toda sexta-feira por meio do “vacinômetro da semana”, publicado na página do Facebook da Prefeitura.

‘Vacinômetro’ indica que 484 pessoas receberam a terceira dose até o dia 8 de outubro. Imagem: Facebook / Prefeitura de Frederico Westphalen.

A assessoria também informou que os idosos que se encontram nos lares de acolhimento do município foram os primeiros a serem vacinados com a terceira dose, no dia 15 de setembro. Para a imunização dessa população, de moradores acamados e habitantes da área rural que não podem se deslocar até o posto de saúde, o município contou com o deslocamento dos profissionais da saúde até os locais. 

O município está oferecendo a dose de reforço para profissionais da saúde e idosos acima de 60 anos apenas no Posto Aparecida, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h. A escolha de um posto exclusivo para a terceira dose teve o objetivo de evitar aglomerações no Posto Central, onde estão sendo aplicadas as doses 1 e 2 na população geral. Para o público alvo, é importante levar consigo, no dia da imunização, o cartão das doses anteriores e um documento com foto. 


Reportagem: Caroline Schneider Lorenzetti e Kelvin Verdum

Edição: Mirian Quadros

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-825-487

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes