Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora

Campus da UFSM em Frederico Westphalen levou pesquisa e extensão à 36ª JAI

O evento ocorreu de forma online, tendo diversos trabalhos apresentados por estudantes do Campus da UFSM em Frederico Westphalen, incluindo o projeto “Checagem da Hora: Agência da Hora no combate à desinformação”.

36ª JAI

Durante a última semana, foi realizada a 36ª JAI (Jornada Acadêmica Integrada), um evento da Universidade Federal de Santa Maria que acontece todos os anos. Em 2021, como em 2020, as apresentações e solenidades de entrega de prêmios aconteceram de forma remota, devido à pandemia de Covid-19. O evento contou com diversas apresentações de trabalhos e projetos desenvolvidos no Campus de Frederico Westphalen.

A JAI é esperada por toda a comunidade acadêmica, todos os anos. São muitos estudantes que apresentam seus trabalhos, representam os projetos que participam e, muitas vezes, recebem premiações. A Agência da Hora também esperou esse momento, pois, neste ano, apresentou o projeto “Checagem da Hora: Agência da Hora no combate à desinformação”, com o bolsista Kelvin Verdum.

Reconhecimento da Checagem Da Hora na JAI
Apresentação do projeto Checagem da Hora: Agência da Hora no combate à desinformação na 36ª JAI.

O bolsista realizou a apresentação do projeto na quinta-feira, 25 de novembro, e afirma ser um misto de nervosismo e orgulho participar de um evento acadêmico, como a JAI. “É muito grandioso poder representar o projeto em que sou bolsista e também conhecer outros tão relevantes, saindo um pouco da teoria e vendo o que a universidade produz na prática”, diz Kelvin.]

A estudante Maria Mariana Silva apresentou seu trabalho na última terça-feira (23), intitulado “Mulheres negras, redes sociais e a tomada de posição do jornalismo em crimes raciais”. Esse trabalho é fruto da iniciação científica da estudante, que representou o Grupo de Pesquisa Dispoli, coordenado pela Professora Marluza da Rosa. Mariana afirma que é muito bom ter esse espaço de pesquisa para produzir e questionar o funcionamento de sua futura profissão, o Jornalismo.

O Campus da UFSM em Frederico Westphalen não foi representado apenas em apresentações de trabalhos, também aconteceram premiações para estudantes e servidores. A acadêmica de Jornalismo Sabrina Tais Lermen está entre os 40 melhores trabalhos apresentados na 35ª JAI, em 2020, e recebeu sua premiação em uma solenidade na última sexta-feira, dia 26 de novembro.

A estudante Sabrina Lermen e a professora Mirian Quadros foram premiadas entre os 40 melhores trabalhos da JAI 2020. Imagem: print da tela de apresentação.

O trabalho de Sabrina é intitulado “Jornalismo e agricultura: os valores-notícia presentes na comunicação rural dos jornais impressos da região do Médio Alto Uruguai” e foi orientado pela professora Mirian Quadros. A estudante afirma que escolheu o curso de Jornalismo devido à escassez de conteúdos jornalísticos rurais, assim, desde o início da graduação, trabalha com essa temática. “Esse prêmio simboliza toda a minha trajetória pessoal, aliando meu momento acadêmico com a minha realidade familiar. Para além disso, enquanto estudante, é uma mensagem de que estou indo no caminho certo”, ressalta Sabrina.

Já na última segunda-feira, 22 de novembro, aconteceu a premiação Destaque Extensionista 2021, em que a servidora do Campus, Silvane Brand Fabrizio, foi contemplada na categoria técnico-administrativo em educação na UFSM. Silvane diz que se sente motivada e honrada para seguir trabalhando nas ações de extensão do Campus. “Receber esse destaque extensionista tem um significado muito especial pra mim, sou nativa da região e sei a importância da UFSM, de uma universidade pública federal estar presente no interior do estado, principalmente por trazer desenvolvimento para a região, tanto no ensino, na pesquisa e na extensão, colocando a cidade em um lugar de destaque à nível nacional”, ressalta a servidora.

O Campus da UFSM em Frederico Westphalen, completando seus 15 anos em 2021, encerra a 36ª JAI com estudantes e servidores premiados, além de diversos projetos e trabalhos apresentados, como foi o caso dos programas de extensão “Agência Íntegra” e “Mão na Mídia”, além do “Checagem da Hora”.

Reportagem: Júlia de Sá

Revisão: Luciana Carvalho