Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Retrospectiva: O projeto Agência da Hora no Combate à Desinformação



 

O projeto iniciou em maio de 2020 e é ligado à ‘Agência Da Hora’, um projeto da UFSM Campus Frederico Westphalen. Imagem: Reprodução / Facebook

 

 

O projeto

 

O projeto de extensão Agência da Hora no Combate à Desinformação, com o nome fantasia de ‘Checagem Da Hora’, nasceu com o objetivo principal de auxiliar a comunidade de Frederico Westphalen e região no combate à desinformação durante a pandemia da Covid-19. A  iniciativa do projeto partiu da professora Luciana Carvalho, ao perceber a necessidade de auxiliar no enfrentamento à onda de notícias falsas a respeito do novo coronavírus, a pandemia e os modos de prevenção. 

 

Em relação às pautas abordadas, o projeto tratou de diferentes aspectos relacionados à pandemia. Em 2020, na primeira fase, o foco foi desmentir mitos relacionados à doença, pesquisando sobre as etapas de criação de vacinas e medicamentos e explicando quais são as melhores formas de prevenção contra a Covid-19, com o auxílio de profissionais qualificados.  

 

 

    Matéria sobre a “Imunidade de rebanho” publicada pelo Checagem da Hora em julho de 2020.

 

Em 2021, o projeto se concentrou em temas que aprofundam aspectos do atual momento da pandemia, como a manutenção de medidas preventivas; as nuances da vacinação, como a terceira dose, a vacinação em crianças e como a vacinação mudou efetivamente o contexto nacional e mundial da Covid-19; saúde mental durante a pandemia e também a divulgação científica. A fase final do Checagem contou com 13 participantes, as professoras orientadoras Luciana Carvalho e Mirian Quadros, os bolsistas Kelvin Verdum, Caroline Lorenzetti, Julia de Sá e Maria Mariana Silva e demais voluntários.

 

Metodologia 

 

A metodologia do projeto teve o seu foco nas técnicas de apuração jornalística, e ocorreu por meio de pesquisas e entrevistas, mantendo o trabalho totalmente de forma remota ao longo de sua realização.  Semanalmente, foram realizadas reuniões de pauta pela plataforma Meet do Google e os contatos com as fontes se deram por meio de Whatsapp, telefone e e-mail. Os temas foram trazidos pelos participantes, geralmente estando relacionados aos tópicos mais recentes sobre a pandemia de Covid-19 veiculados pela mídia, buscando trazer sempre o conteúdo mais atualizado possível.

 

Matéria sobre o passaporte vacinal publicada pelo Checagem da Hora em outubro de 2021.

Produções 

 

O ‘Checagem Da Hora’ utilizou as plataformas digitais da ‘Agência Da Hora’ para veicular seus conteúdos, e possui canal próprio na plataforma de áudio Spotify. O conteúdo produzido pelos bolsistas e voluntários consistiu em reportagens semanais para o site (www.ufsm.br/checagemdahora) com entrevistas junto a especialistas e autoridades sobre medidas de enfrentamento à pandemia na região. Também foram produzidas newsletters com as principais informações da semana, distribuídas por e-mail, em lista criada por meio de adesão voluntária.

 

Além disso, foram produzidos boletins informativos em áudio para veiculação nas rádios locais e da região, enviados por meio de uma lista de transmissão no Whatsapp, bem como disponibilização no formato de podcasts, no Spotify, além de posts informativos veiculados em todas as plataformas digitais da Agência – Facebook , Instagram (feed e stories) e Twitter.

 

Semanalmente, foram publicados em média quatro posts em diferentes linguagens nas mídias digitais, além da matéria, o episódio de podcast e a newsletter, sendo os conteúdos replicados pelas páginas institucionais da UFSM, o que ampliou seu alcance às demais regiões do Estado.

 

 

 

 

Perfil do Instagram da Agência da Hora.

Reconhecimento

 

O Agência da Hora no combate à Desinformação foi eleito o melhor trabalho de extensão do Campus FW apresentado na JAI de 2020, recebeu uma menção Honrosa na categoria ‘divulgação científica’ no I Prêmio Rubra de Rádio Universitário 2020, outra menção Honrosa na categoria ‘projeto de extensão’ no I Prêmio UnBcast de Podcasts Universitários 2021 e venceu terceiro lugar na categoria ‘divulgação científica’ no II Prêmio Rubra de Rádio Universitário 2021. Também foi ministrada uma oficina sobre combate à desinformação na escola Sepé Tiaraju, em Frederico Westphalen.

A oficina ‘Será que é fake?: o meu papel no combate à desinformação ‘ foi apresentada para alunos do ensino médio da escola Sepé de Frederico Westphalen.

Mesmo com a finalização do projeto, e com a nova onda trazida pela variante ômicron, é importante relembrar sobre a importância de se manter medidas sanitárias, como o uso de máscaras, o distanciamento físico e o esquema vacinal completo. A pandemia ainda não acabou!

 

Nosso muito obrigado por terem acompanhado o projeto! Continuem se cuidando!




Texto: Kelvin Verdum 

Revisão: Luciana Carvalho

Site e Redes Sociais: Maria Mariana

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-825-579

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes