Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Em confronto final, Guarani vence a ANBF



 

Nos pênaltis, time frederiquense sagrou-se campeão da Taça Farroupilha

 

O Ginásio Municipal de Novo Barreiro foi palco da grande decisão da Taça Farroupilha da Região Alto Uruguai de 2022. Em segundo jogo válido pela final do campeonato, a equipe de Frederico Westphalen levou a vantagem do empate para o jogo, enquanto os donos da casa buscariam a vitória no placar.

O Guarani Futsal viajou pouco mais de 80km para enfrentar a ANBF/Novo Barreiro em sua casa, na noite do último sábado, 21. Duelo alviverde em que só um sairia vitorioso.

De verde a ANBF, de branco o Guarani. O jogo começou exatamente às 8h05min, em um ginásio lotado, com muita pressão da torcida da casa, estando bem próxima das quatro linhas de jogo. A torcida frederiquense também se fez presente na casa do adversário, com cerca de 50 torcedores que puderam incentivar o Guarani na decisão.

 

O JOGO

A partida iniciou com característica de final. Logo aos 19 minutos, Bilo, da ANBF, cometeu falta sobre o Lukinhas, e foi amarelado. No mesmo instante, Matheus do Guarani também recebeu cartão amarelo, após se estranhar com o Arthur da ANBF. Assim, o jogo começou disputado. Logo depois, aos 15m37s, Arthur, de camisa nº 6, abre o placar para os donos da casa, após assistência do frederiquense Douglinhas, nº 7, em jogada pela ala esquerda da quadra. O alviverde de Novo Barreiro marcou gol contra à meta de Daniel.

Pouco tempo depois, aos 13 minutos com 13 segundos exatamente, Matheus, camisa nº 17, empata para o Guarani com assistência de Lukinhas, em uma grande finalização de fora da área, sendo característica do atleta.

Quase dez minutos depois, aos quatro minutos da regressiva, o goleiro Daniel do Guarani se desentendeu com o Douglinhas da ANBF e levou a mão em direção ao rosto do jogador, que foi ao chão. Desse modo, a arbitragem acabou expulsando ambos.

 

“O SUBSTITUTO”

Pelo Guarani, Felipe Ureia entra para defender a meta do time. As duas equipes ficariam com quatro jogadores cada até o fim de dois minutos de punição ou até o gol de uma das equipes. Com 2m10s, o quinto jogador dos alviverdes voltam para terminar o primeiro tempo da peleia.

 

ÚLTIMA ETAPA

Começando mais de uma hora depois do início do jogo, no segundo tempo de partida, 20 minutos restavam para definir o campeão da Taça Farroupilha da nossa região. ANBF/Novo Barreiro sendo bicampeão do campeonato ou Guarani de Frederico Westphalen com o título inédito.

Aos 17m52s, Arthur recebe do capitão Bieh a bola na ala direita, que dribla o marcador Matheus e bate de perna esquerda contra o gol de Ureia. Aumentando a vantagem em 2 a 1, dessa maneira, levando a decisão aos pênaltis.

Com 13 minutos de jogo restantes, Miguel comete falta em Arthur e recebe o segundo amarelo no jogo, sendo expulso e prejudicando o alviverde de FW. Dois minutos depois, Lukinhas do Guarani volta para completar seu time, sem mais prejuízos para a equipe visitante.

No final de jogo, restando nove minutos no cronômetro regressivo, Lukinhas do Guarani veste a camisa azul e entra como goleiro linha para buscar o empate e alcançar o título.

Após o visitante não conseguir empatar o jogo, a decisão fora para os pênaltis depois do placar favorável de 2 a 1 para a ANBF. Assim, o título foi para a decisão nas cobranças de penalidades.

 

ONDE TUDO TEM SEU PROPÓSITO, TUDO SE DECIDIU NAS PENALIDADES

Quem poderia imaginar que, após a expulsão do goleiro Daniel do Guarani no tempo normal, poderia proporcionar “o momento” para o reserva Ureia entrar e ser personagem principal na final da Taça Farroupilha de 2022.

Nas cinco cobranças da decisão por pênaltis do campeonato, em cobranças alternadas, Bieh e Saraiva marcaram para a ANBF, Halison e Wagner empataram em 2 a 2 para o Guarani. Na terceira cobrança da ANBF, Ureia defendeu o chute de Arthur, Cleodon colocou o Guarani em vantagem. Na abertura da quarta rodada de cobranças, Souza empatou para o time da casa, Matheus na sequência parou na defesa do goleiro Jair da ANBF.

Nas últimas cobranças, Alan Negão cobrou e Ureia defendeu para o Guarani, o gol do título veio dos pés do pivô Maurício Naimayer, que contra o goleiro Jair, da ANBF, converteu o pênalti e definiu o título da Taça Farroupilha da Região Alto Uruguai de 2022 para o Guarani Futsal de Frederico Westphalen. Fechando o placar em 4×3 nos pênaltis, o time frederiquense, após quatro anos, garantiu mais um campeonato, sendo inédito na recente história do clube.

 

DEPOIS DO FINAL

Depois do fim do jogo, o goleiro Daniel, que fora expulso, comentou que “tudo tem seu propósito”, em relação à sua expulsão disse que passou boas energias ao Felipe Ureia, dizendo que era sua “hora de brilhar”.

O goleiro reserva do Guarani, Ureia, que por dois anos nunca atuou pelo alviverde frederiquense, continuou trabalhando duro. Após entrar em “uma fria” ao jogar na grande final, destacou, depois do jogo, com suas palavras: “tive a oportunidade minha vida, agarrei com unhas e dentes, fui honrado por Deus nessa noite”.

O coach do Guarani Futsal, Guilhermo Verfe, destacou sobre o primeiro título da equipe sendo comandada por ele. Comentou sobre a possibilidade de ter garantido o título no tempo normal com o uso do goleiro linha, mas proferiu o merecimento do time com o título.

Verfe também ressaltou o destaque de Felipe Ureia nas penalidades: “Não jogou nenhuma partida em dois anos, apesar de ser um excelente goleiro. Ele nunca deixou de trabalhar. Eu acho que as pessoas não conseguem imaginar o que é dois anos um cara treinar todos os dias, duas vezes durante o dia e não ter a oportunidade de entrar na quadra, que é o que ele mais gosta. E talvez por esse merecimento, por esse profissionalismo, por ser a pessoa que ele é, Deus reservou esse momento para ele, ‘numa fria’, digamos assim”, expressou o técnico do verdão.

Após consagrar-se campeão da Taça Farroupilha, o Guarani Futsal faz sua estreia pelo Gauchão de Futsal Sicredi Série A de 2022, frente a seu torcedor, amanhã no Ginásio do Itapagé, às 20 horas, contra o time também campeão da Taça Farroupilha da Região Serra, a AMF de Marau-RS. Jogo que terá transmissão do Complexo LA e transmissão ao vivo com imagens na página do Facebook do Jornal Folha do Noroeste.

 

Texto: André Santos
Revisão: Luciana Carvalho

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-825-609

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes