Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora

UFSM e entidades buscam reverter bloqueio de verbas que pode inviabilizar a instituição

Mesmo com o desbloqueio de metade do valor inicial pelo Governo Federal, a situação é preocupante.

Uma audiência pública para discutir o bloqueio de verba imposto pelo governo federal foi realizada na última quinta-feira, 9, na UFSM, em Santa Maria. A audiência aconteceu de modo híbrido, com participação presencial e transmissão no Youtube da universidade. A audiência contou com o reitor, Luciano Schuch, pró-reitores, diretores e representantes sindicais e do movimento estudantil.

No dia 3, metade do valor antes bloqueado foi liberado, porém ainda existe a incerteza sobre outros R$ 9 milhões que seriam destinados à UFSM. A realidade da universidade já vinha complexa desde que o ensino retornou ao presencial, com orçamento reduzido em 26% em relação a 2019.

Fonte: Diário de Santa Maria

O reitor iniciou a audiência apresentando dados públicos sobre orçamento para o ano de 2022, que já se inicia com um déficit de 38 milhões de reais, independente do bloqueio, já sendo um dos menores orçamentos da história, mesmo com a expansão da universidade em cursos e números de estudantes. O dirigente reforçou para a comunidade externa que o bloqueio de verba significa uma baixa na circulação econômica de 232 milhões de reais.

Fonte: Elaborado por COPLEC/PROPLAN/UFSM com dados do Tesouro Gerencial

O atual cenário orçamentário da universidade interfere diretamente no desenvolvimento da pesquisa, do ensino e da extensão. Ainda de acordo com os dados apresentados por Schuch, editais de bolsa de extensão como o Financiamento de Extensão (FIEX), Financiamento de Pesquisa (FIPE) e Fundo de Incentivo ao Ensino (FIEN) são alguns dos investimentos que correm o risco de não serem possíveis de serem desenvolvidos até o final do ano.

Fonte: Diário de Santa Maria

Segundo o reitor, nunca antes a UFSM precisou interferir tanto no orçamento dos pilares que representam a instituição: Pesquisa, Ensino e Extensão.  “Até essa data ainda não tinha cortado recursos para pesquisa e extensão e este ano tem que ser feitas essas decisões” afirmou Schuch.

O bloqueio da verba interfere em todas áreas da universidade, com destaque para o uso de verba em contratos de terceirizados com segurança e limpeza, além de assistência estudantil.

Fonte: Diário de Santa Maria

A audiência contou com a presença dos representantes de instituições estudantis para expressar as dificuldades e preocupações. Foi marcada uma audiência no plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria, para o próximo dia 20, com o objetivo de mobilizar a população de Santa Maria.

Texto: Fernanda Vasconcellos
Revisão: Luciana Carvalho