Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Um ponto de luz no Noroeste do Rio Grande do Sul



A 12ª edição do Frederico em Luz ocorreu em 2022

Texto: Brenda Oliveira, Isadora Torres, Julia Cechin e Maria Heloisa Pinzetta

Mais do que uma cidade decorada. A magia do Natal em cada esquina. São 25 dias de uma agenda lotada de emoções: histórias para crianças, uma árvore que canta, shows comoventes e a famosa casa do Papai Noel. Tudo isso pode ser encontrado no tradicional evento de Natal em Frederico Westphalen, o Frederico em Luz. Neste ano ele aconteceu do dia 27 de novembro até o dia 22 de dezembro de 2022.

A primeira edição do Frederico em Luz aconteceu em 2010 e, desde então, o evento segue promovendo um Natal mágico para toda região. Assim que se encerra a Páscoa, iniciam-se os preparativos e a organização dos materiais que fazem parte da ornamentação do Frederico em Luz. Todo ano um tema é definido pela equipe de organização do evento, que é coordenada pela primeira-dama da cidade, Sirlei Panosso. A edição de 2022 teve o tema “É tempo de Renascer! Olhai o Exemplo das Flores…” e todas as decorações do Frederico em Luz nesse último Natal continham flores.

O grupo de trabalho é formado por centenas de voluntários e conta com o apoio de empresas e de diversas entidades do município, como o projeto Arte, Educação e Cidadania, segundo o prefeito da cidade José Alberto Panosso. O administrador municipal contou que todos os enfeites utilizados na decoração do evento são reaproveitados nos anos seguintes e alguns são compostos por materiais recicláveis, como garrafas pet, arrecadados em campanhas durante o ano.

“São inúmeros os benefícios, pois a autoestima de toda a nossa comunidade é elevada”, destacou Panosso. O gestor também disse que o comércio da região é beneficiado com um acréscimo de vendas, o que fomenta a economia local.

Ao longo das noites iluminadas, inúmeras famílias saem de suas casas na espera de renovar sua fé e o espírito natalino em seus corações. “Eu acredito que seja uma época muito mágica, porque as pessoas sempre acreditam no Natal, a fé das pessoas continua viva, e esse encanto do Natal faz com que as pessoas revivam essa época do ano”, conta Eleni, moradora de FW que visita o Frederico em Luz todos os anos.

A moradora relata que a decoração natalina em Frederico Westphalen não fica para trás do famoso Natal Luz de Gramado. Inclusive, Eleni ressalta a principal diferença entre as duas localidades: as atrações do Frederico em Luz são mais acessíveis para o público, tendo em vista que grande parte da programação é gratuita, enquanto o Natal Luz de Gramado cobra um valor por suas exibições.

Viviana, moradora de Constantina-RS, confessou que já havia visitado o Frederico em Luz anteriormente, mas achou a edição de 2022 a mais bonita entre todas. Ela ainda disse que é o sonho de qualquer criança poder viver um Natal tão iluminado e encantador como o que ocorre em Frederico Westphalen.

Um dos públicos mais atraídos pelo tema natalino é o infantil, o que beneficia o evento, que contém muito brilho, teatros, enfeites atrativos para as crianças e até mesmo a oportunidade de conhecer o Papai Noel e fazer seu pedido. Nicole, uma menina de 7 anos, habitante de Vista Alegre – RS, conta que pediu um Kit de Mergulho para o bom velhinho e comentou que sua cidade não é tão chamativa e divertida como Frederico.

O escritor Pedro Marodin foi uma das atrações selecionadas para o Frederico em Luz pela prefeitura da cidade com seu projeto BiblioVan, uma kombi que viaja pelo Brasil oferecendo a venda e empréstimos de livros, com o diferencial do autor que toca saxofone, declama poemas e espalha a energia natalina com sua animação. Pedro ressalta o excelente trabalho da prefeitura de FW no Frederico em Luz, relatando que, depois de viajar por várias cidades interioranas com seu projeto financiado pela Lei Aldir Blanc, jamais conheceu um Natal tão “iluminado, decorado e delicado” como de Frederico Westphalen.

Pedro toca instrumento na praça decorada para o Natal. Foto: Maria Heloisa Pinzetta

O comércio frederiquense também é favorecido pelas atrações do Frederico em Luz. “Em relação aos outros meses a venda aumenta em quase 80%”, conta Mauri Candaten, dono de uma lancheria localizada no centro da cidade. O proprietário do estabelecimento fala ainda que o evento natalino só gera benefícios para o comércio em geral, aumentando o movimento, bem como incentivando as pessoas da região a visitar e divulgar os ornamentos do Frederico em Luz, principalmente na parte da noite, que é quando as luzes estão em destaque.

Mauri conta também que a decoração de 2022 está ainda mais bonita do que nos anos anteriores, seu estabelecimento existe há mais de 40 anos e testemunhou os primeiros anos do Frederico em Luz. O proprietário relata que o evento representou uma novidade em Frederico Westphalen desde as primeiras edições, tornando a cidade mais atrativa e conhecida desde sua inauguração em 2010.

 

Lancheria movimentada em um dia de atrações no Frederico em Luz. Foto: Maria Heloisa Pinzetta.

Em 2023 a prefeitura pretende embelezar ainda mais a cidade, trazendo novidades para as ornamentações do Frederico em Luz, e fazendo com que a cidade continue sendo um ponto de luz no noroeste do Rio Grande do Sul.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-825-726

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes