Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora

Grupo de Engenharia Ambiental da UFSM-FW faz visita técnica ao Parque Estadual do Turvo

Texto e fotos: Taís Busanello

Na última sexta-feira, 14 de abril, um grupo de estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen, realizou uma visita técnica ao Parque Estadual do Turvo, localizado no município de Derrubadas-RS. A visitação foi coordenada pelas professoras Malva Mancuso e Juliana Scapin, que apresentaram conteúdos e pesquisas científicas desenvolvidas pela UFSM-FW sobre o local.

A atividade foi realizada como complemento das disciplinas de “Manejo de Bacias Hidrográficas” e “SIC- Aplicadas a Recursos Hídricos”, na qual conteúdos de sala de aula foram exemplificados de forma dinâmica e prática. Para a estudante Bruna Zanchetta (21), a visita contribui para a sua formação cultural e crítica.

Durante o dia, os estudantes visitaram o Salto do Yucumã, que é a maior queda longitudinal do mundo, com 1.800 metros de extensão, e apreciaram a biodiversidade do parque, o qual conta com mais de 500 espécies de animais, incluindo a onça pintada e a harpia.

Ao longo da visita técnica, a turma teve uma conversa com a monitora ambiental Leticia Reschke, a qual enfatizou a importância do parque para a proteção da biodiversidade.

As pesquisas científicas produzidas pela UFSM também foram tema da visita.  Segundo a professora Malva A. Mancuso (50), os estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFSM-FW e do curso de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais, mais especificamente aqueles que participam do grupo de pesquisa em Hidrodinâmica Ambiental do CNPq, vêm desenvolvendo pesquisas científicas no Parque Estadual do Turvo, e já concluíram cerca de 8 trabalhos, entre TCCs e Dissertações, focando em estudos sobre a qualidade ambiental (das águas, solos, sedimentos e do fruto da espécie Syagrus romanzoffiana), sobre a hidrodinâmica do Rio Uruguai (monitoramento de níveis nos Saltos do Yucumã e análise hidrológica), e recarga natural de aquífero da Formação Serra Geral em área de floresta nativa de Mata Atlântica.