Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora

Eleições CONUNE na UFSM

Gravação de podcast é realizada com as chapas do campus de Frederico Westphalen

Texto: Emilly Rodrigues, João Vicente Magalhães e Tayná Casarin

Podcast: Fillipe Orlando e Mabel da Rosa

(Técnica de áudio: Mateus Scherer e Ivan Röhrs)

Na manhã de segunda-feira, dia 22, ocorreu a eleição do CONUNE (Congresso da União Nacional dos Estudantes) no campus da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), com a participação de cinco chapas. Dessas, apenas duas – a Chapa 1 e a Chapa 5 – contavam com integrantes do Campus da UFSM Frederico Westphalen. Especificamente no campus, a vencedora foi a Chapa 5. A equipe voluntária da Agência da Hora buscou os membros das chapas representantes de Frederico Westphalen e, nesta reportagem, apresentaremos algumas das ideias que foram apresentadas por essas chapas.

A Chapa 1, intitulada “UNE para tempos de guerra: A UFSM que quero ver!”, ressaltou a necessidade de abordar e aprimorar várias questões ao longo do tempo, como assistência estudantil, acessibilidade, transporte e moradia estudantil, a fim de promover um ambiente universitário adequado. Além disso, a Chapa 1 levantou questionamentos à proposta de reintroduzir o vestibular para a UFSM, argumentando que o atual sistema de ingresso acaba dificultando a entrada de muitos alunos no campus. Segundo a chapa, a diversidade cultural existente em Frederico Westphalen é resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que permite a inclusão de estudantes de diferentes origens.

Maria Luísa Lima, integrante de Frederico da Chapa 1, diz que “A chapa 1 foi a única da UFSM que esteve procurando os outros campus e veio se posicionar sobre cortes, e foram os únicos que ficaram do lado do nosso campus”. Maria Luiza também destaca a desassistência da Une enquanto UFSM, e como essa desassistência resulta em problemas para o Campus de Fw como um todo.
Durante a eleição do CONUNE, também estiveram presentes outras chapas com representantes de Frederico, como a Chapa 5, intitulada “A UNE somos nós: Tempo de Sonhar”. Essa chapa demonstrou a intenção de priorizar o campus de Frederico Westphalen e de uni-lo como parte integral da universidade, em vez de ser tratado como uma entidade separada. Entre as propostas apresentadas, destaca-se a necessidade de garantir os direitos dos estudantes, citando, por exemplo, a falta de papel higiênico no campus de Frederico Westphalen como um exemplo de negligência.

Além disso, a chapa propôs a promoção do esporte como uma atividade voltada para a saúde mental dos alunos. Segundo eles, muitos estudantes enfrentam dificuldades para se abrir emocionalmente, mas a prática esportiva poderia proporcionar um ambiente propício para o bem-estar e o alívio de tensões, contribuindo para que os alunos se sintam melhores em seu dia a dia universitário.

Raquel Teixeira, integrante da Chapa 5, expõe que “Precisamos de integração, e de participação de todos os cursos, pois sabemos que precisamos de um software para edição, mas o que será que o pessoal de Engenharia ou outros cursos precisa? Precisamos de uma integração não por necessidade, mas de comunicação, seja apoiando ou discordando. Precisamos que as pessoas cheguem e conversem conosco sobre o que precisam”.

Para mais informações, acesse o áudio abaixo para ouvir o Podcast “Eleições do CONUNE da UFSM no campus de Frederico Westphalen”.

Raquel Teixeira e Maria Luísa Lima, mostrando com os dedos a que chapa pertencem, na companhia dos repórteres Mabel da Rosa e Fillipe Orlando. Foto: Mateus Scherer.