Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora

É possível uma alimentação mais saudável sem o uso de agrotóxicos na produção?

Texto e fotos: André Luis dos Santos

O discente de Agronomia do Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM-FW), Erick Silva, afirma que sim. O estudante do sétimo semestre está cultivando morango sem o uso de aditivos, popularmente conhecidos como agrotóxicos. Ele integra o Laboratório de Extrativos Aromáticos da UFSM-FW. O estudo faz parte do projeto de TCC, orientado pela professora Denise Schimidt, que visa uma forma de cultivar alimentos de forma mais natural, sem agredir o meio ambiente.

Aditivos usados em excesso, e sem o devido estudo, podem prejudicar o solo, a água, animais e seres humanos. Buscando uma alternativa, ou um modo de produzir alimentos sem o uso destas substâncias, alunos e professores iniciaram estudos para cultivar alimentos sem a utilização deles. Os estudantes também não aplicam, sobre os morangos, herbicidas, inseticidas, ou até mesmo fungicidas sintéticos. Eles fazem duas colheitas por semana, e o foco do estudo é a produtividade. Visam essas incorporações de diferentes substratos, com produto biológico que, no caso, é trichoderma. O estudo também tem o objetivo de encontrar o melhor tratamento para que os produtores possam aplicar de uma forma prática na sua propriedade.

Os estudantes envolvidos no projeto utilizam substratos e diferentes tipos de solos para a produção dos morangos. Eles também fazem uso de fertilizantes sintéticos, por isso os morangos não podem ser considerados orgânicos. Além disso, eles também são cultivados em uma bancada. A legislação brasileira diz que, para um alimento ser considerado orgânico, precisa ser cultivado diretamente no solo, não podendo ser cultivado em bancadas ou suspensos. Segundo Erick, o estudo mostra que é possível cultivar alimentos de formas diferentes, utilizando estudos e tecnologias, sem uso de aditivos, uma forma mais natural de cuidar do alimento.