Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora

Movimentação apresenta Oficina de Descrição de Imagens para Redes Sociais Digitais

Oficina aborda o tema acessibilidade e inclusão.

Texto: Emilly Rodrigues

Foto: Agência Íntegra

O evento de integração Movimentação aconteceu na quarta-feira 31 de março. Os alunos puderam se inscrever nas oficinas de interesse, como a de Descrição de Imagens para Redes Sociais Digitais, realizada pela professora Patrícia Pérsigo e suas alunas da disciplina “Laboratório de Comunicação Acessível nas Organizações”, do curso de Relações Públicas.

A oficina teve 11 inscritos, entre alunos de Jornalismo e Relações Públicas. Assuntos como acessibilidade, inclusão, integração, libras e pessoas com deficiência (PCD) foram abordados nos momentos chamados “momento partilha”.

O tema central foi a importância do uso do áudio para descrever imagens para deficientes visuais terem acesso ao conteúdo das redes sociais. No mesmo sentido, é fundamental o uso das legendas e dos intérpretes de libras para os usuários surdos.

Como exercício final da oficina, os inscritos tiveram de avaliar o perfil do Instagram de marcas famosas e decidir se elas usavam as ferramentas de acessibilidade, áudio descrição e legendas, e se usavam as hashtags de inclusão #paratodosverem, #descricaodaimagem etc. O resultado foi um debate entre os alunos.