Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora

Movimentação promove Oficina de Verificação de Fatos no Combate à Desinformação

Texto: Tainara Gonçalves

Fotos: Tainara Gonçalves e Mabel da Rosa

Na última quarta-feira (31), na Universidade Federal de Santa Maria – campus Frederico Westphalen, a Agência Íntegra promoveu a segunda edição do Movimentação, um evento voltado aos cursos de comunicação do campus, a fim de proporcionar conhecimento e integração aos participantes.

Múltiplos minicursos foram ofertados aos alunos, dentre eles, o de Verificação de Fatos no Combate à Desinformação, coordenado pela docente Luciana Menezes Carvalho, que contou com a presença de graduandos de Relações Públicas e Jornalismo de diversificados semestres.

A oficina abordou assuntos como a era da pós-verdade, as fake news, a desordem informacional e a desinformação, conceituando cada assunto e abrindo para discussão.

Por fim, Luciana aplicou uma atividade que consistia em encontrar uma notícia, analisar seu conteúdo, buscar fontes e verificar sua veracidade.