Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora

Um novo rumo para a escola Margarida Pardelhas

Texto e fotos: Mabel da Rosa

No dia 17/05, o governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, publicou em suas redes sociais a autorização da conclusão da obra da escola centenária Margarida Pardelhas, em Cruz Alta. Em seu tweet, ele disse: “Faremos um importante esforço financeiro para acabar com a espera da comunidade. Mãos à obra!”

Após o anúncio feito em 17/05 pelo governador, a próxima etapa é a definição da empresa que irá retomar a obra. Segundo o deputado estadual Rafael Braga Librelotto, essa definição estava prevista para o dia 06/06. Mas, considerando que as empresas interessadas possuem um prazo de até 90 dias para se manifestarem, até o momento não foram divulgados nomes. De qualquer forma, pode-se dizer que a espera da comunidade agora sim talvez realmente esteja mais próxima de acabar.

O prédio que foi interditado em 2013, por causa de problemas na estrutura e rede elétrica, começou a obra de revitalização somente em 2018. Durante esse tempo, surgiram vários imprevistos, como o governo querer demolir a antiga estrutura e a prefeitura repudiar essa ideia – o que atrasou a construção-, também a falta de verba e o fato de no início do projeto não haver uma empresa responsável. Esses percalços levaram à interrupção da obra em 2020.

A retomada das atividades passou a ser pensada de forma mais concreta neste ano de 2023, incluindo aí o deputado Braga, que, após reunião com o governador, comemorou em postagem nas redes sociais: “ Uma demanda tão aguardada e que será um marco na educação de qualidade que buscamos no RS!”.

Nesses quase dez anos sem a sede do prédio original reestruturada, os alunos já mudaram de edifício duas vezes. Hoje, a escola está por tempo indeterminado na Rua Venâncio Aires, no Centro de Cruz Alta, lugar onde o governo paga cerca de 60 mil reais de aluguel. A escola instrui ensino fundamental e médio e possui dois mil alunos.

Paula Rubin Librelotto, atual prefeita da cidade de Cruz Alta e esposa do deputado Braga, se dispôs a seguir as medidas para que a escola tenha andamento necessário. A verba que está destinada é a maior até então na educação do estado do Rio Grande do Sul, sendo 18,5 milhões de reais.

Em uma entrevista à Rádio Cruz Alta, o deputado comentou: “Essa é a maior obra do estado em recursos, sem dúvidas! É realmente importante. O governador chama como N1 (Núcleo das Obras Prioritárias do Estado), e ele quer que seja um marco na gestão dele de educação, de qualidade. Então o governo está focado para que essa obra se reabilize com a maior seriedade possível.”

Após a retomada, o prazo para conclusão é de um ano e meio, segundo Braga.