Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora

Alunos da UFSM-FW realizam visita em agroindústria de Frederico Westphalen

A agroindústria é propriedade de agricultores familiares.

Texto: Caroline Schepp

Fotos: Carlos Bellé, Gabrieli Souza e Caroline Schepp

Na tarde desta última terça-feira, 26/10, alunos da disciplina de Agricultura Familiar, do curso de Agronomia da UFSM-FW, realizaram uma visita técnica à agroindústria Sabores do Vale, de Eliseu Bertuletti e família, localizada na linha Santos Anjos, a cerca de 8 km de Frederico Westphalen e 2 km da BR-386. Durante a visita, Bertuletti contou sobre a história da propriedade, como ela se tornou uma agroindústria e está desenvolvendo o turismo rural.

Eliseu Bertuletti é técnico em agropecuária e administração. Assumiu a propriedade em 2004, após o falecimento de seu pai. Formou sua família e iniciou a produção de mandioca e frutas na propriedade. Com o passar do tempo, Bertuletti sentiu a necessidade de implantar uma agroindústria de produtos minimamente processados. A agroindústria, que teve início em 2015, produz mandioca, geleias e atualmente está começando a produção de pré-cozidos, como brócolis e couve-flor.

Os produtos, produzidos na propriedade, são comercializados em mercados do município, vendidos no café colonial, oferecido pela agroindústria, e também comercializados fora do estado, como é o caso das geleias. A família possui parceria com a Coopraff, cooperativa formada pelas agroindústrias e produtores rurais de Frederico Westphalen e região, que tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar.

Após a pandemia, com o aumento de visitas na propriedade, Bertuletti percebeu a oportunidade de iniciar o turismo rural, montando um café colonial para ofertar aos visitantes. Eliseu conta que, ao unir a agroindústria e o turismo rural, agregou mais valor à propriedade, contribuindo para a implantação de uma estufa de morangos, usados para a produção das geleias.