Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora

Chácara Pokulat, uma sucessão de sucesso

Texto: Tainara Gonçalves

Fotos: Tainara Gonçalves e Carlos Bellé (foto da turma)

Na última terça-feira (10), Mauro Luiz Pokulat Filho, egresso do curso de Agronomia da UFSM/FW, recebeu os alunos da disciplina de Agricultura Familiar em sua propriedade, localizada na Linha Progresso, interior de Seberi-RS onde falou sobre sua graduação e os desafios enfrentados na chácara.

Em breve conversa com os alunos e o professor da disciplina, Fernando Panno, o agrônomo destaca que a chácara passou por um processo de sucessão após o falecimento de seu pai, Mauro Pokulat, em abril de 2022, quatro anos após o fim de sua graduação. Por ser novo e recém-formado, percebeu certa resistência vinda de seus ajudantes, que eram mais experientes e estavam acostumados com outra maneira de liderança. A saída encontrada por Pokulat foi ceder e aos poucos implementar suas ideias no local, que contabiliza em sua totalidade 500 hectares de terras.

A principal atividade exercida pela propriedade Pokulat antigamente era a criação de gado de corte. A família chegou a contabilizar 300 bovinos, que eram designados à terminação, ou seja, os animais eram criados até atingir o ponto de abate. A criação de gado foi diminuindo gradativamente, abrindo espaço para a implantação de lavouras, destinadas ao plantio de soja, milho e trigo. Levando isso em consideração, o agrônomo relata que, em um futuro não tão distante, pretende retomar as atividades voltadas à bovinocultura.