Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Agência Da Hora (UFSM/FW) disponibiliza programete educativo às rádios comunitárias da região de Frederico Westphalen



Desde julho de 2023, a região do Médio Alto Uruguai conta com uma nova atração em algumas rádios locais, que tem como objetivo levar à comunidade informações confiáveis sobre Mídia, Ciência e Política. É o ‘Da Hora na Rua’, programete de rádio produzido pelo projeto de extensão da ‘Agência da Hora’, desenvolvido no curso de Jornalismo do Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM-FW), sob coordenação das professoras Mirian Redin de Quadros e Luciana Menezes Carvalho, com financiamento do Fundo de Incentivo à Extensão da UFSM – FIEX. O objetivo principal do projeto é ajudar a combater a desinformação por meio da educação midiática.

Com episódios curtos, o ‘Da Hora na Rua’ traz respostas objetivas e de fácil compreensão para perguntas ligadas ao universo da cidadania. Como em um bate-papo entre amigos, a iniciativa tem o objetivo de esclarecer, de forma simples, conceitos complexos, ajudando os ouvintes a desmistificar alguns conceitos que, por meio da desinformação que circula na internet, acabam distorcendo os fatos.

Os apresentadores do programa são estudantes de Jornalismo da UFSM, contando com participações especiais de especialistas, que ajudam a entender de uma forma mais prática alguns conceitos. Em alguns episódios, os alunos vão às ruas das cidades para realizar perguntas e trazer dúvidas dos moradores, garantindo que os assuntos tenham relevância para a comunidade local e estejam dentro da realidade da região. Essa abordagem permite conquistar uma conexão mais próxima com a comunidade e incentiva a participação no combate à desinformação.

O ‘Da Hora na Rua’ vai ao ar nas emissoras comunitárias de Frederico Westphalen, Taquaruçu do Sul, Palmitinho, Erval Seco e Caiçara. Além do programete, o projeto contará com oficinas de combate à desinformação nas rádios parceiras.

Ouça aqui alguns dos programetes já finalizados.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-825-953

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes