Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora

Combate ao desperdício no RU

Por: Ana Zago

A disciplina de extensão “Agenda 2030: meio ambiente, tecnologia e direitos humanos”, ministrada pelas professoras Aline Passini, Cláudia Moraes e Eliane dos Santos, da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen (UFSM-FW), tem a finalidade de falar dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Dentro dessa disciplina, está sendo desenvolvido um projeto realizado pelas alunas Giulia do Rosário e Grazieli Pereira, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, que tem como alvo as ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, 12 – Consumo e Produção Sustentáveis e 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima. O propósito é realizar uma pesquisa sobre desperdício de alimentos no Restaurante Universitário de Frederico Westphalen (RU) e quantificar em quilos o desperdício de alimentos no período semanal.

O RU serve por volta de 1700 refeições por semana e tem uma média diária de 55 quilos de desperdício de alimentos, sendo 17% do que resta do buffet. Mas semanalmente, são 225 quilos de alimentos que vão fora. E o problema vai além: cerca de 35% dos estudantes que agendam a refeição não aparecem, o que gera uma média de 185 quilos de perda de alimentos mensalmente. E, com esse desperdício, no mês chega ao total de uma tonelada de almoços e jantas que vão para o lixo.

Segundo Caroline Meneguso, nutricionista do RU de Frederico Westphalen, existem as sobras limpas (alimento que sobra no buffet), que é nove quilos de todo esse desperdício, e a sobra suja – comida que fica no prato dos alunos -, que é por volta de 45 quilos de sobras.

Para conscientizar os alunos sobre as sobras de alimentos, Giulia e Grazieli pretendem realizar posts nas redes sociais, trazendo mais informações sobre desperdício no RU frederiquense.