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Especial COVID-19: Empresas

Cenário das Políticas Públicas Especial COVID-19. Vamos tratar neste podcast da atuação de empresas na crise do coronavírus.



Vamos tratar neste podcast da atuação de empresas na crise do coronavírus.

Na produção e apresentação, estamos André, Mauro e Flávio.
Produto da disciplina de Políticas Públicas em Comunicação do curso de Jornalismo.
Orientado pela professora Claudia H. de Moraes.

Cenário das Políticas Públicas – Especial COVID-19: atuação das empresas em crise de pandemia.

Como o nome bem diz, a pandemia tem afetado a todos. Diante disso, alguns tomam decisões mais pontuais e outros mais genéricas diante das consequências do coronavírus. Assim acontece também com as grandes empresas. Vejamos o que algumas delas (dessas empresas) têm feito diante desse momento histórico e delicado. 

Reconhecida como a marca gaúcha do ano, em março de 2020, a empresa Gerdau se torna referência também quando o assunto é coronavírus. Seja tanto pelas ações sociais realizadas como pela comunicação referente à questão. 

Em seu site, a empresa Gerdau apresenta a ação concreta de contribuir com a construção de um novo Centro de Tratamento para a COVID-19, com 100 leitos que atenderão o público exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essa obra será na zona sul de São Paulo. 

Também no site citado, a Gerdau dedica grande espaço para tratar do coronavírus. Afirmando estar seguindo todas as orientações de prevenção ao vírus divulgadas pelos órgãos de saúde competentes nos países em que opera. Por isso, a empresa adotou uma série de medidas para diminuir (mitigar) o risco de transmissão nos locais de trabalho, como a recomendação de home office, criação de comitês de crise, cancelamento de viagens nacionais e internacionais, participação em eventos externos, dentre outras.

Além das informações básicas de como se dá a transmissão, quais são os sintomas e, principalmente, quais são os cuidados que vêm sendo tomados, como a higienização, o site vai além. Há um longo texto que mostra algumas ações pontuais que a empresa tem tomado para evitar a pandemia. 

A Gerdau tem usado bem a comunicação nesse momento de crise. 

Outra empresa, a Arbaza Alimentos de Frederico Westphalen, conta com mais duas unidades localizadas em Caibi-SC e Foz do Iguaçu-PR. Com atuação de mais de trinta anos no mercado de cereais, também tem tomado cuidados com os seus colaboradores, além de auxiliar a comunidade neste momento de enfrentamento ao coronavírus, Covid-19.

Para minimizar os riscos na produção as medidas de segurança foram intensificadas, bem como todo o processo quanto aos cuidados de saúde dos seus profissionais.

Estas medidas vão além do chão de fábrica, assim a Arbaza em  parceria com outra empresa do  setor de carne suína, a Adelle que pertence ao Grupo JBS, com Unidade na cidade de Seberi-RS, também estão colaborando com ações voltadas para a comunidade, especialmente neste momento em que todos os esforços são necessários e a união de todos os setores são de extrema importância.

Uma das entidades que as empresas estão auxiliando é a CUFA (Central Única das Favelas) de Frederico Westphalen, que presta serviços de auxílio para as famílias de baixa renda com doações de cestas básicas, especialmente agora, pelo fato de muitas estarem passando por necessidades, seja pelas dificuldades diárias ou mesmo pela perda de emprego. Assim as empresas estão engajadas fazendo doações de alimentos para aos Projetos da ONG. 

Outra ação importante foi a doação de cem uniformes completos para as equipes médica e de enfermeiros do Hospital Divina Providência de Frederico Westphalen, neste momento de enfrentamento ao Covid-19.A preocupação das empresas é com a saúde e com a segurança, assim promovem nas suas redes sociais campanhas de engajamento e solidariedade. Acesse o site da Arbaza Alimentos www.arbaza.com.br  e Adelle do Grupo JBS em jbs.com.br/

Já a a empresa de comunicação TV Globo, mudou toda a sua grade de programação, desde da TV aberta, canais por assinatura e a sua plataforma de streaming. No canal aberto, os jornais e programas jornalísticos terão mais espaço no ar, chegando a ter 11h de informação para o público. Com essa ação, algumas reportagens podem ser feitas em distância, para diminuir o risco de propagação do COVID-19. Alguns programas, novelas e séries foram cancelados temporariamente. Algumas novelas tiveram seus finais antecipados, outras foram interrompidas, segundo o comunicado oficial da emissora. 

Todas as medidas foram realizadas de forma que o vírus não se propague, pois o contato físico é um dos motivos de contágio. Segundo a nota da TV GLOBO “não existe novela sem abraço, apertos de mãos, beijos, festas, cenas de briga, cenas de amor, cenas de carinho, tudo aquilo que reflete a vida real, mas que, hoje, não pode ser encenado em segurança”. Diversos artistas, e profissionais da emissora concordam com a decisão, que está seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde. Como diz a atriz da novela Amor de mãe, Regina Cazé, em entrevista ao Jornal Nacional,: “é responsabilidade social, temos que dar o exemplo”.

Íntegra – Agência Experimental de Comunicação – Laboratório didático do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria campus Frederico Westphalen
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