Ir para o conteúdo Íntegra Ir para o menu Íntegra Ir para a busca no site Íntegra Ir para o rodapé Íntegra
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Como será o futuro da energia acessível e limpa depois da Covid-19?



Imagem: Getty Images

A pandemia provocada pela COVID-19 está repercutindo em todas as esferas da sociedade. Impactos sociais, políticos, econômicos, culturais, nunca antes vistos na história mundial, vêm à tona neste momento. No Brasil, o setor elétrico também está sentindo essas mudanças refletidas principalmente no consumo de energia. Como será o investimento em energia limpa e acessível depois da pandemia?

Como uma crise econômica se instaurou mundialmente, de acordo com estudos, sabemos que a produção de energia renovável precisa de mais terrenos do que o exigido por combustíveis fósseis e esse espaço é limitado, se tornando cada vez mais escasso nos dias atuais. Outro fator necessário é o uso de super baterias para armazenar essa energia limpa. Com toda essa crise, como isso será possível? Fora isso, além de metais comuns, seriam fundamentais alguns específicos, como o neodímio e o telúrio, usados, respectivamente, em turbinas eólicas e em células de energia solar Com isso, minerais podem se tornar o motivo de novos conflitos no futuro, visto que a necessidade de produção de energia limpa se torna cada vez mais indispensável e os desafios que o ramo precisa ultrapassar também andam crescendo.

Segundo dados da IEA (Agência Internacional de Energia, na sigla em inglês), deram destaque a necessidade de países dobrarem os investimentos em fontes renováveis nessa década. Entretanto, devido à pandemia houve uma queda no investimento decorrente dessa área, o que é preocupante, pois o atual recurso de energia muitas vezes é falho, devido às secas que ocorrem regularmente. O desenvolvimento de Energia Solar e Eólica visam à sustentabilidade e conservação da natureza, por utilizarem uma fonte renovável, têm um impacto ambiental reduzido, por não recorrem aos combustíveis fósseis, causadores do “efeito estufa”. Conforme dados apresentados pelo Portal Solar, o Brasil já ocupa o quarto lugar no ranking mundial de produção de energia renovável, tendo o aumento de 30% em uma década, é importante esse investimento no setor elétrico do país, sendo que este possui uma ampla diversidade que possibilita o uso fonte mais limpas e até 2050 a capacidade elétrica através de placas solares se tornará milhares de vezes maior, atingindo uma capacidade instalada entre 78 e 128GW, pois o custo de produção está se tornando cada vez mais competitivo e estima-se que em 5 anos a energia solar será a mais barata. 

O crescente aumento na busca por energias renováveis está se espalhando cada vez mais, nas casas de pessoas e até mesmo em pequenas usinas. Ao investirmos em fontes limpas haverá benefício não apenas aos cidadãos mas também ao planeta, por não ser utilizado recursos prejudiciais ao mundo.

Para saber mais

https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/rosana-jatoba/2020/07/31/energia-limpa-precisa-estar-no-centro-da-recuperacao-economica.htm
http://www.observatoriodoclima.eco.br/geracao-solar-e-eolica-ira-ultrapassar-gas-e-carvao-ate-2024/
https://www.todamateria.com.br/energia-renovavel/
https://ebgesc.com.br/blog/energia-solar-acessibilidade-e-economia-ao-alcance-de-todos/
https://www.google.com/amp/s/www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/como-esta-a-situacao-da-energia-renovavel-no-brasil.html
https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/sustainable-development-goals/goal-7-affordable-and-clean-energy.html
http://www4.planalto.gov.br/ods/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/7-energia-acessivel-e-limpa#:~:text=O%20ODS%207%20trata%20do,renov%C3%A1veis%2C%20eficientes%20e%20n%C3%A3o%20poluentes.&text=Trata%2Dse%20de%20um%20ODS,para%20a%20produ%C3%A7%C3%A3o%20industrial%20global.
http://www.observatoriodoclima.eco.br/geracao-solar-e-eolica-ira-ultrapassar-gas-e-carvao-ate-2024/
https://www.panoramaoffshore.com.br/os-desafios-da-producao-de-energia-limpa/

Texto: Carol de Lima Adriano e Gabriela Gabbi

Supervisão: Professora Cláudia Moraes, disciplina Comunicação, Cidadania e Ambiente

Especial para Íntegra

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-813-3817

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes