Ir para o conteúdo Agência Íntegra Ir para o menu Agência Íntegra Ir para a busca no site Agência Íntegra Ir para o rodapé Agência Íntegra
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

1ª  Mostra de Produção de Sentidos floresce com história brasileira e cultura pop estrangeira

A ocasião foi prestigiada pela coordenadora do Curso de Jornalismo na UFSM/FW, Mirian Quadros.



Na quinta-feira, 22 de maio, foi realizada a 1° Mostra de Produção de Sentidos. A iniciativa comandada pela professora Marluza da Rosa, que ministra a disciplina de Produção de Sentidos, ocorreu no Centro de Convivência da UFSM/FW e se dividiu em três salas para a condução de oficinas. 

Após a abertura às 8h30, a mestranda em Linguística pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Melissa Sayuri, apresentou sobre como os sentidos associados à ditadura militar brasileira (1964-1985) voltam nos dias atuais. “Apesar do silenciamento dos dizeres na ditadura, eles retornam na forma de excessos”, observou Marluza. 

O mestrando Edyson Sebastiany pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) de Chapecó, seguiu a programação ao compartilhar sobre a maneira que o índígena era ressignificado na ditadura por meio de uma mentalidade utilitarista. Intitulada “Sentidos na história”, essa primeira parte da Mostra finalizou às 9h30. 

O evento deu continuidade com a graduanda de jornalismo Beatriz Vieira e sua análise do clipe “They don’t care about us”, do falecido cantor Michael Jackson. Em seguida, o grupo BLACKPINK marcou presença nos apontamentos de Carlos Balde, estudante de Relações Públicas que tratou da representação do amor na música “Kill this love”. Para encerrar a segunda parte, a aluna de jornalismo Julia Cechin falou sobre os sentidos produzidos a partir de Harry Potter. 

Posterior ao intervalo das 10h15 às 10h30, os estudantes puderam escolher entre a oficina “Sentidos no cinema”, ministrada por Ana Valentina Binotto; “Sentidos na fotografia publicitária”, de Franchesco de Oliveira e Castro; e “Sentidos e mitos nas redes sociais”, orientada por João Vicente Magalhães. O encontro teve fim às 11h45. 

Texto: Jônathas Grunheidt Vilela Ordine, bolsista da Agência Íntegra.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-813-4086

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes