
O estudante Francisco Ernesto Carvalho Soares, do Curso de Relações Públicas da UFSM Campus Frederico Westphalen, está desenvolvendo pesquisa de conclusão de curso de graduação cujo objetivo é mapear instrumentos e produtos de comunicação de risco e de crise voltados à população no contexto de eventos climáticos extremos.
Tendo em vista que tais eventos ganharam atenção no Brasil – e também no mundo – aumentando as discussões sobre o tema e o papel da comunicação nesta conjuntura, a pesquisa busca verificar o que os governos e as ONGs do Brasil vêm desenvolvendo no que se refere a instrumentos e produtos de comunicação de risco e comunicação de crise nos últimos três anos (2023 – 2025).
O estudo é conduzido no âmbito do Curso de Relações Públicas da UFSM Campus Frederico Westphalen, sob orientação do Prof. Dr. Jones Machado, e busca traçar um panorama da realidade da comunicação de risco e de crise implementada por governos e ONGs. Para isso, é necessário o levantamento de iniciativas cujo intuito consiste em auxiliar a população desde a prevenção até a recuperação em situações como enchentes, secas e deslizamentos de terra.
Participe!
Teve acesso ou elaborou algum instrumento de comunicação dirigida voltado aos processos de comunicação de risco e de crise? Responda o questionário e compartilhe para contribuir com a pesquisa.