
Ministério das Cidades/Divulgação
Por Gislaine Ortiz de Moraes
Moradia digna, seguro, esse é o sonho de todo brasileiro. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 11 tem como objetivo, tornar as cidades e os assentamentos humanos mais sustentáveis, seguros, resilientes e sustentáveis. Seu ponto principal é a habitação segura e com um preço acessível, levando também a urbanização das favelas. Com isso, incluir o bem-estar nas moradias, como o acesso a áreas verdes em locais públicos. Destaca-se alguns itens voltados à proteção contra desastres para pessoas que residem em locais de risco ou vulnerabilidade.
Criado em 2009, o Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), contribui para diminuir o déficit habitacional do País, oferecendo meios financeiros para que famílias de baixa renda possam adquirir sua casa própria, abrangendo renda mensal bruta de até de R$ 8 mil. Segundo a plataforma de arquitetura, Arch Daily o maior problema do MCMV é que ele opta por terrenos mais baratos, muitas vezes afastados dos centros urbanos. Isso pode resultar em dificuldades de acesso a serviços básicos, transporte público e infraestrutura, impactando a qualidade de vida dos moradores.
A solução para que ODS 11 e MCMV se complementem é investir em todo o redor dessa moradia, com saneamento básico e estrutura, para tornar as cidades de modo geral sustentáveis.
Texto produzido pela disciplina Comunicação, Cidadania e Ambiente, sob a orientação da professora Cláudia Herte de Moraes.
Edição especial para Íntegra.