O acervo apresentado pela Mostra de Ciências Morfológicas abarca os conhecimentos das subáreas morfológicas, a Anatomia Humana, Anatomia Animal, Histologia e Embriologia, apresentando estes conhecimentos de forma integrada, considerando que todas estas são apenas formas e tempos diferentes de se enxergar aos organismos.
As anatomias humanas e animal apresentam a corpos de diferentes espécies, que compartilham, porém, de similaridades quanto a estruturas, órgãos e sistemas. A anatomia e a histologia, são apenas diferentes formas de se observar as mesmas estruturas, diferindo quanto a ampliação e equipamentos necessários e resultando em maior ou menor resolução e precisão. A embriologia trata da sua origem, mas fenômenos embrionários ocorrem também em indivíduos após seu nascimento, por exemplo, ao crescer e regenerar.
Ao apresentar cada peça do acervo, considerando e indicando similaridades e diferenças entre espécies, também se estabelece relação entre os conhecimentos adquiridos nas ciências que abordam a zoologia, a evolução, a genética, a bioquímica, etc.
Ao comparar estruturas saudáveis e patológicas, se leva o visitante a considerar os mais variados aspectos da sua vida diária, sejam hábitos alimentares, vícios, estilo de vida, herança familiar, e tantos outros.
Finalmente, ao apresentar o cadáver humano, com sua beleza e relevância para o estudo biomédico, desmistificando o tema, também se convida o indivíduo a pensar quanto à sua cosmovisão, suas crenças, religiosidade/espiritualidade, responsabilidades social e civil, estimulando a formação de um ser holístico, consciente e comprometido consigo mesmo, com sua família e comunidade.
Por tudo isso, a Mostra de Ciências Morfológicas da UFSM espera facilitar e estimular a formação acadêmica e científica, ao promover significativas melhorias educacionais e sociais, no âmbito local, regional, nacional e porque não mundial.