• International

Aviso de Conectividade Saber Mais

Olimpíada Morfológica 2024 – Biomas do Brasil

O que é?

É uma Olimpíada do conhecimento, voltada às Ciências Morfológicas, integrando interdisciplinarmente a morfologia animal, humana e vegetal com a ecologia, com foco nos biomas brasileiros.

Ao se inscrever os estudantes recebem uma lista com nomes de animais e plantas que compõem os diferentes biomas brasileiros, distribuídos em 3 grupos:

1) seres representativos

2) espécies em extinção

3) animais e plantas de produção e interesse econômico

Os participantes pesquisarão e identificarão suas características morfológicas externas, seus hábitos e expectativa de vida, particularidades e importância ecológica ou econômica.

Quem pode e como participar?

Os participantes devem ser estudantes dos anos finais do ensino fundamental (sexto ao nono ano) das escolas públicas da região central do estado do Rio Grande do Sul, pertencentes a 8ª Coordenadoria Regional de Educação. A inscrição dos alunos será realizada por um professor orientador responsável, sem limite de participantes e sem custo.

Como será desenvolvida a olimpíada?

Durante o período de julho a outubro serão realizadas atividades de orientação, preparação e treinamento dos inscritos, para desenvolver as atividades e avaliações.

Semanalmente serão divulgados vídeos e postagens tutoriais nas redes sociais.

Quinzenalmente o acervo itinerante da Mostra-Morfo visitará algumas escolas.

Mensalmente (31/08 e 28/09, das 09:30h às 11:30hs) ocorrerão encontros presenciais, também transmitidos virtualmente, para orientar as equipes participantes.

Na semana seguinte aos encontros (15/09 e 06/10), ocorrerão as atividades avaliativas, compostas de um quiz de perguntas e respostas sobre os temas propostos e de uma atividade prática surpresa, compartilhada no ambiente virtual. Finalmente, entre os dias 14 a 18/10 ocorrerá a terceira atividade avaliativa.

Premiação:

Cada estudante  que completar a OM/2024 e seu orientador, terá direito a um “pack” contendo cartilhas lúdico-interativas produzidas pelo grupo proponente. Estas apresentam a morfologia das células/tecidos/órgãos, em forma de conto infantil, com personagens fictícios e situações problemas, abordando algumas doenças específicas de interesse, e apresentam formas de diagnóstico e prevenção.

As escolas de origem dos alunos também terão direito a receber “packs“ contendo as cartilhas acima identificadas, para que sejam incorporadas a sua biblioteca.

No último dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, 20 de outubro, será divulgada a classificação final da Olimpíada nas seguintes modalidades:

• Escola com maior número de participantes;
  • Docente com maior número de alunos orientados;
  • Os estudantes melhores classificados na categoria a) Conhecimento, subcategorias a1 (6º/7º ano) e a2 (8º/9º ano);
  • Os  três estudantes melhores classificados na categoria b) Criatividade e Divulgação, subcategorias b1 (6º/7º ano) e b2 (8º/9º ano).

Prêmios:

• Todas as escolas dos participantes, independente da classificação, receberão:
    • “packs“ de cartilhas lúdico-interativas produzidas pelo grupo para incorporar a suas bibliotecas.
    • um kit de lâminas microscópicas de tecidos animais;
    • um kit de lâminas microscópicas de tecidos vegetais.
  • Todos os estudantes que completarem a Olimpíada e seus docentes orientadores receberão um “pack” com as cartilhas acima descritas.
  • Aos ganhadores (escolas, docentes orientadores e estudantes) serão entregues kits contendo modelos anatômicos e lâminas histológicas animais e vegetais, medalhas e certificados de distinção e troféu às escolas.
  • Os estudantes e professores orientadores ganhadores (1° ao 3° lugar em cada categoria) serão convidados a participar do minicurso presencial de “Vivências Laboratoriais em Ciências Morfológicas”, que será realizado no Departamento de Morfologia da UFSM, na última quinzena de janeiro de 2025.

Acesse a lista das espécies selecionadas e o formulário de inscrição, logo abaixo:

FAÇA SUA INSCRIÇÃO – CLIQUE AQUI!

Autorização dos responsáveis (modelo)

Comprovação de vínculo com Escola (modelo)

Acesse o regulamento completo aqui.

Acesse aqui a lista das espécies selecionadas.