SAI
Secretaria de Apoio Internacional

DTG Noel Guarany promove evento para discutir trocas culturais com participação da SAI

Equipe da SAI marcou presença no evento, junto de intercambistas.

No último domingo (26), a equipe do DTG Noel Guarany realizou o evento "Do passado ao presente: Influências étnicas nos dias atuais", que contou com a participação da SAI e grupos artísticos de canto e dança. O evento seguiu os costumes do Movimento Tradicionalista Gaúcho, resgatando as diversas contribuições culturais das etnias formadoras do Rio Grande do Sul e explorando as trocas culturais que acontecem dentro do ambiente universitário da UFSM. A SAI, neste contexto, participou como órgão de internacionalização da UFSM, mediando a participação de intercambistas presentes no campus, que compartilharam um pouco de suas vivências e trocas culturais.

O evento se iniciou no meio da tarde, às 16h, com a abertura da mesa e da apresentação das autoridades do DTG, além da presença do Prof. Paulo Bayard Dias Gonçalves (Secretário de Apoio Internacional). Logo em seguida, o servidor Leonardo Nunes, responsável pelo Núcleo de Comunicação, iniciou a apresentação da SAI, trazendo um resumo das atividades do setor e números relativos à internacionalização da UFSM. Para complementar, três estudantes intercambistas participaram da fala, trazendo suas experiências e vivências relacionadas à trocas culturais no Brasil e na UFSM. Primeiro, falou Diego Andrez Matarrita, oriundo da Costa Rica e graduando do curso de Medicina Veterinária através do programa PEC-G; em seguida, foi a vez de Merly Fernanda Illera Castellanos, natural da Colômbia e mestranda em Distúrbios da Comunicação Humana através do programa PAEC; por fim, Adelicio Lucas Alberto, oriundo da Moçambique, doutorando em Química através do programa ProAfri. A seguir, foram realizadas duas apresentações artísticas, performadas pelo Grupo Folclórico Italiano Ricordi D'Italia e pelo Grupo de Folclore Germânico Immer Lustig. Por fim, para encerrar o evento, foi realizada uma confraternização coletiva com todos os presentes, que incluíram membros da comunidade interna e externa.

DTG é o órgão de extensão da UFSM responsável por preservar tradições gaúchas.

O DTG Noel Guarany é um programa de extensão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, que promove eventos e atividades de difusão e preservação de tradições gaúchas, além de realizar invernadas e promover cursos gratuitos abertos à comunidade. Informações sobre as atividades do órgão são divulgadas nas redes sociais (Instagram e Facebook) e através dos ensaios da Invernada Artística Adulta, realizados no Centro de Eventos da UFSM, nas quartas-feiras, às 21h, e aos domingos, às 18h.

Texto: Pedro Souza (acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI) e Verônica Lorenset Padoin (Patroa do DTG).

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI e equipe do DTG.

Créditos das imagens: Gabriela Sarturi Rigão e Luana Rodrigues.