No último domingo (26), a equipe do DTG Noel Guarany realizou o evento “Do passado ao presente: Influências étnicas nos dias atuais“, que contou com a participação da SAI e grupos artísticos de canto e dança. O evento seguiu os costumes do Movimento Tradicionalista Gaúcho, resgatando as diversas contribuições culturais das etnias formadoras do Rio Grande do Sul e explorando as trocas culturais que acontecem dentro do ambiente universitário da UFSM. A SAI, neste contexto, participou como órgão de internacionalização da UFSM, mediando a participação de intercambistas presentes no campus, que compartilharam um pouco de suas vivências e trocas culturais.
O evento se iniciou no meio da tarde, às 16h, com a abertura da mesa e da apresentação das autoridades do DTG, além da presença do Prof. Paulo Bayard Dias Gonçalves (Secretário de Apoio Internacional). Logo em seguida, o servidor Leonardo Nunes, responsável pelo Núcleo de Comunicação, iniciou a apresentação da SAI, trazendo um resumo das atividades do setor e números relativos à internacionalização da UFSM. Para complementar, três estudantes intercambistas participaram da fala, trazendo suas experiências e vivências relacionadas à trocas culturais no Brasil e na UFSM. Primeiro, falou Diego Andrez Matarrita, oriundo da Costa Rica e graduando do curso de Medicina Veterinária através do programa PEC-G; em seguida, foi a vez de Merly Fernanda Illera Castellanos, natural da Colômbia e mestranda em Distúrbios da Comunicação Humana através do programa PAEC; por fim, Adelicio Lucas Alberto, oriundo da Moçambique, doutorando em Química através do programa ProAfri. A seguir, foram realizadas duas apresentações artísticas, performadas pelo Grupo Folclórico Italiano Ricordi D’Italia e pelo Grupo de Folclore Germânico Immer Lustig. Por fim, para encerrar o evento, foi realizada uma confraternização coletiva com todos os presentes, que incluíram membros da comunidade interna e externa.
O DTG Noel Guarany é um programa de extensão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, que promove eventos e atividades de difusão e preservação de tradições gaúchas, além de realizar invernadas e promover cursos gratuitos abertos à comunidade. Informações sobre as atividades do órgão são divulgadas nas redes sociais (Instagram e Facebook) e através dos ensaios da Invernada Artística Adulta, realizados no Centro de Eventos da UFSM, nas quartas-feiras, às 21h, e aos domingos, às 18h.
Texto: Pedro Souza (acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI) e Verônica Lorenset Padoin (Patroa do DTG).
Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI e equipe do DTG.
Créditos das imagens: Gabriela Sarturi Rigão e Luana Rodrigues.