A mobilidade acadêmica internacional ou intercâmbio por meio dos convênios bilaterais pode ser solicitada por estudantes regularmente matriculados na UFSM e que tiverem integralizado no mínimo 40% dos créditos necessários para a conclusão do curso. Esse tipo de intercâmbio isenta o(a) estudante do pagamento de taxas acadêmicas nas universidades de destino, mas não conta com bolsas de auxílio financeiro.
Para seleção dos estudantes interessados neste tipo de mobilidade, a DRI possui um edital anual com inscrições de fluxo contínuo. A oferta de vagas é informada pelas universidades parceiras. Porém, algumas universidades, embora possuam um acordo bilateral com a UFSM, não recebem nomeações de estudantes para realização de intercâmbio em determinadas áreas do conhecimento ou porque os termos do acordo não contemplam essa modalidade de atividade.
Etapas para seleção e realização de intercâmbio bilateral:
Antes de realizar a inscrição o(a) estudante deve checar na página de convênios da DRI, em “tipo de acordo” se a universidade de interesse prevê a realização de intercâmbio. Caso não haja essa informação no site, é desejável que o(a) candidato(a) faça contato com a DRI, a fim de obter informações sobre a possibilidade de nomeação para a instituição. Caso a universidade almejada ainda não tenha recebido nenhum estudante de intercâmbio da UFSM, o aluno também poderá fazer um primeiro contato direto com a instituição estrangeira para saber sobre a possibilidade de nomeação no semestre desejado.
De posse das informações do passo anterior, o(a) estudante deve ler atentamente o edital para entender todas as regras e, em seguida, fazer sua inscrição conforme as orientações estabelecidas no documento.
Após a inscrição no edital, a documentação do(a) estudante (Plano de estudos, histórico acadêmico, índice de desempenho acadêmico, documento de identidade com CPF e Declaração de Ciência) será analisada, a fim de que os pré-requisitos básicos para a pré-seleção pela DRI sejam de verificados, com base na Resolução Nº. 014/2012 da UFSM.
Se a inscrição for homologada, o Núcleo Integrado de Mobilidade e Internacionalização realizará a nomeação para a universidade de destino, que decidirá se aceita ou não o(a) estudante. Em caso de aceite, o(a) selecionado(a) será informado sobre a documentação e procedimentos necessários para o processo de candidatura..
Com a conclusão bem-sucedida do processo de candidatura, uma carta de aceite é enviada ao(à) estudante, por e-mail, pela universidade de destino, o que pode demorar algumas semanas.
Para manter a situação de aluno regular, antes da saída para a universidade estrangeira, o(a) estudante da UFSM deverá enviar à DRI cópias dos seguintes documentos: carta de aceite, passaporte com visto estudantil, apólice de seguro saúde, vida e repatriação e o Registro de Chegada. Com a documentação listada no item anterior, a DRI fará a solicitação de regularização da matrícula do(a) estudante em intercâmbio à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).
Durante a mobilidade o(a) estudante ficará matriculado(a) na disciplina Intercâmbio Cultural – INT 1000, não sendo necessário que realize a matrícula no Portal Estudantil no semestre de realização do intercâmbio. Se a coordenação do curso exigir que o(a) estudante esteja matriculado em alguma disciplina durante o intercâmbio, concomitantemente com a matrícula em INT 1000, o(a) estudante deverá informar a disciplina no local indicado no plano de estudos. Somente após a entrega de toda a documentação solicitada é que o(a) estudante ficará em situação regular na UFSM.
Ao retornar do intercâmbio, o(a) estudante deverá enviar também o Registro de Retorno e o Histórico de disciplinas cursadas na universidade parceira, para que a DRI finalize o processo de intercâmbio.