Ir para o conteúdo Silveira Martins Ir para o menu Silveira Martins Ir para a busca no site Silveira Martins Ir para o rodapé Silveira Martins
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Integrantes de Studio da UFSM Silveira Martins participam do projeto multimídia “Tesouros de Ghanor”



Entre os projetos acolhidos pelo espaço da UFSM Silveira Martins, está o ORC Studio – Laboratório de Economia Criativa. Criado em 2017, o laboratório objetiva motivar alunos e servidores da UFSM para a produção de literatura, jogos, quadrinhos e audiovisual. No mês de outubro, dois integrantes do projeto, o professor e escritor Enéias Tavares e o ilustrador e egresso da UFSM Fred Rubim, fazem parte do projeto multimídia “Tesouros de Ghanor”. 

Baseado no “Nerdcast RPG: Ghanor”, criado pelo portal de cultura pop Jovem Nerd, o financiamento coletivo Tesouros de Ghanor começou no último dia 6 de outubro e já arrecadou até o momento mais de cinco milhões de reais a partir do apoio de quase seis mil leitores. Capitaneado pela editora gaúcha Jambô, o projeto de expansão de universo de alta fantasia medieval compreende quadrinhos, livros, uma coleção de miniaturas, pesos de livros e uma estátua especial, além de outras metas que incluem RPG, livro jogo e trilha sonora.

Em 2021, o portal financiara “Nerdcast RPG: Coleção Cthulhu”, que incluía diversas obras e que reuniu quase vinte mil apoiadores, sendo até hoje o maior projeto de financiamento coletivo da américa latina. Entre as recompensas da campanha estava a graphic novel Os Sussurros do Caos Rastejante, ilustrada pelo santa-mariense Fred Rubim, egresso do curso de Desenho Industrial da UFSM, a partir de roteiro de Fabio Yabu. O volume de mais de duzentas páginas é finalista do HQ Mix 2023 e já venceu os prêmios LeBlanc e Odisseia de Literatura Fantástica. 

 

Enéias Tavares, Felipe Castilho, Kali de los Santos, Davide Di Benedetto e Thiago Rosa

Em Tesouros de Ghanor, Fred Rubim está confirmado como quadrinista. Além dele, Enéias Tavares, escritor, roteirista e professor da UFSM, é um dos autores convidados para assinar a antologia As Aventuras de Feldon & Alma, volume dedicado a histórias de uma das duplas mais celebradas do mundo de Ghanor. Além de Tavares, Kali de Los Santos, Felipe Castilho, Carol Chiovatto, Jana Bianchi, Davide Di Benedetto, Thiago Rosa e Lucas Borne foram anunciados.

A eles se juntam os escritores Leonel Caldela, que assinará o quarto e último volume da tetralogia “A Lenda de Ruff Ghanor”, Karen Soarele, autora do livro As Máscaras do Metamorfo, e os criadores do universo de Ghanor e do portal Jovem Nerd Deive Pazos e Alexandre Ottoni, além de outros artistas e autores da literatura fantástica nacional. A campanha encerra no dia 10 de novembro e pode ser acessada em Ghanor.com.br.

 

Kat Barcellos, Fábio Yabu, Fred Rubim, Caio Pegado e Karen Soarele

Não é a primeira vez que Tavares e Rubim trabalham juntos, já tendo assinado os quadrinhos de A Todo Vapor! (CosmoNerd), a graphic novel O Matrimônio de Céu & Inferno (Avec Editora) e o webcomic Quadrinhos em Quarentena, projeto financiado via editais municipal e estadual que resultou numa videoaula Histórias em Quadrinhos: Roteiro, Arte, Publicação

Embora em Ghanor não trabalhem diretamente juntos, Tavares afirma ser “um prazer estar ao lado de Fred em um projeto incrível como esse, sobretudo a partir do que fazemos no ORC Studio. Tesouros de Ghanor é cultura, literatura e arte brasileira pura, que demonstra o quanto temos de olhar com muita atenção para o que está sendo produzido em nosso país”. Para Fred, participar desse segundo projeto com um portal como Jovem Nerd e em parceria com a Jambô Editora também é uma experiência única. “É legal demais estar em um projeto que dá tanto destaque aos nossos autores, autoras e artistas nacionais, levando essa produção ao encontro da grande comunidade de fãs do Jovem Nerd.” 

Alguns dos Produtos da Campanha de Tesouros de Ghanor
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-821-2021

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes