DAG
Departamento de Arquivo Geral

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 156 Dante Laitano na Semana de Estudos Riograndenses em 1980

Em setembro de 1980 foi realizada a Semana de Estudos Riograndenses, promovida pela XIII Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Departamento de Estudos Políticos e Sociais, coordenação dos cursos de História e Geografia e o Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tendo como objetivo vivenciar o passado histórico do Rio Grande do Sul. Na abertura o Dr. Dante Laitano proferiu a palestra Síntese da História do Rio Grande do Sul. Porto-alegrense, nascido em 1908 e falecido em 2000, Dante foi professor, jornalista, escritor e historiador que desenvolveu a pesquisa e o estudo da história regional e renovou a narrativa histórica. Um de seus méritos é o de ser um dos primeiros a estudar a contribuição do negro à história e cultura rio-grandense.

Fotógrafo: Orozimbo Penna. Arquivo Fotográfico UFSM.1980.275.004.

Texto: Hélvio Spode da Silva, acadêmico do 3°semestre do Curso de Arquivologia da UFSM.

Audiodescrição da Imagem: Fotografia horizontal em preto e branco de três pessoas atrás de uma mesa em um ambiente fechado. São dois homens e uma mulher, todos com pele clara. O primeiro homem está sentado, tem aproximadamente cinquenta anos cabelos escuros e veste paletó e gravata escuros. Olha para a direita e está com as mãos entrelaçadas sobre a mesa. Ao centro, outro homem, em pé, com aproximadamente sessenta anos, gordo, calvo e com barba grisalha. Veste paletó e gravata escuros. Segura com uma das mãos, um microfone próximo à boca. À direita, uma mulher sentada, com aproximadamente trinta anos, cabelos curtos e escuros, veste uma blusa escura e um casaco de lã claro. Olha para a esquerda e está com os braços cruzados. A mesa é retangular e está coberta por uma toalha clara. Sobre a mesa alguns papéis, um pequeno suporte para microfone e um óculos de grau com armação escura. À esquerda, atrás da mesa, duas cadeiras de madeira escura. Atrás, um palco encoberto por uma cortina escura e longa, com um degrau elevado e claro à frente. O chão é de madeira.

Audiodescritora Roteirista: Marya Eduarda Garcia de Oliveira

Audiodescritora Consultora: Fernanda Taschetto