Ir para o conteúdo PET - Educação Física Ir para o menu PET - Educação Física Ir para a busca no site PET - Educação Física Ir para o rodapé PET - Educação Física
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA: DEBATES NECESSÁRIOS PARA A ULTRAPASSAGEM DOS IMPACTOS INICIAIS E DAS ADESÕES POR SIMPATIA



Nos dias 25 a 30 de outubro, o Programa de Educação Tutorial (PET) de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), participou do XXVI Encontro Nacional dos Programas de Educação Tutorial (ENAPET), o qual abordou em uma de suas oficinas intitulada “Grupo de discussão e Trabalho – Diversidade sexual e de gênero no PET”, a oportunidade de integrar a comissão do DiversificaPET. 

A Comissão Nacional DiversificaPET, é uma das  instâncias do PET em nível nacional, que tem a missão de continuar a sensibilização das pautas lgbtqia+, pessoas negras, os indígenas, mulheres e pessoas com deficiência, bem como ações afirmativas – junto aos PET. E na última edição do Enapet, onde a expectativa era recompor a Comissão com representantes de toda a região do brasil, 4 petianas do grupo PET-EF, manifestaram interesse em agregar a comissão. 

Dessa forma, diante da relevância e pertinência das pautas que agregam a comissão, trazer essas causas para serem trabalhadas e debatidas dentro do PET-EF, é considerado por nós, um fator importantíssimo não só para nossa formação acadêmica, mas também para o fortalecimento da humanização no ambiente de ensino aprendizagem. 

Diante do exposto, a nossa escolha em compor a comissão organizadora veio junto a muitos fatores, como um ponto determinante de inclusão e visibilidade de diferentes meios culturais e sociais, buscando abrir um espaço de vivências, experiências e agregando a diálogos e problematizações sociais dentro do ambiente do PET-EF. Além disso, consideramos que é de extrema necessidade trazer pautas que envolvam as diversidades sociais, de modo a aproximar o meio acadêmico da população e, consequentemente, ter uma visão crítica acerca dos problemas sociais que ali emergem, podendo assim, buscar meios didáticos-pedagógicos e contribuir para a ampliação de abordagens significativas.

Quanto à nossa expectativa como membros da comissão DiversificaPET, é justamente fazer parte dessa importantíssima iniciativa de promover a diversidade dentro do grupo PET e junto aos cursos do CEFD/UFSM, através de meios educativos. Entendemos que o processo de transformação da sociedade em que vivemos para um ambiente mais justo e igualitário, só será possível com ações e planos que visem o acolhimento dos mais variados grupos sociais e suas particularidades e singularidades. Portanto, traçar ações e planos que viabilizem formas de acolher e fazer parte dessas lutas minoritárias em prol dessas maiorias minorizadas, nunca se fez tão importante diante o contexto atual que vivemos. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-858-178

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes