Nos dias 22 e 23 de março, o PET Educom Clima promoveu uma ação importante na Escola Estadual de Educação Básica Sepé Tiaraju, em Frederico Westphalen. A oficina “Brasil em Chamas” foi realizada com a turma do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral e teve como foco a conscientização sobre os impactos das queimadas no Brasil.
A atividade começou com uma provocação marcante: “O que você faria se sua casa estivesse pegando fogo?” A pergunta abriu espaço para o diálogo sobre o papel da população na preservação ambiental e a urgência em combater os incêndios florestais que devastam a fauna e a flora do país.
A professora Adejane Pires da Silva, supervisora da escola, explica que a oficina reforça conteúdos já discutidos em sala de aula e se alinha com os projetos desenvolvidos pela escola. “Estamos trabalhando com meio ambiente nas áreas de linguagens, ciências da natureza, matemática e humanas.”
Durante o primeiro encontro, os alunos colocaram sua criatividade em prática na elaboração de cartazes atrativos, utilizando colagens, pinturas e frases de impacto para despertar o interesse do público. O objetivo era proporcionar um espaço em que cada estudante pudesse expressar seus sentimentos e percepções sobre o meio ambiente.
A estudante Laura Ramski, 15 anos, destacou a relevância da discussão sobre o tema e sua preocupação com o futuro. “É um tema muito atual, ainda mais com as mudanças climáticas e os desastres que aconteceram no ano passado, tanto no Rio Grande do Sul quanto com a fumaça que se espalhou por todo o país.”
No segundo dia, foi realizada uma oficina de fotografia, na qual os alunos aprenderam noções básicas de enquadramento e composição. A atividade proporcionou o contato direto com a câmera e estimulou o desenvolvimento de um olhar crítico, criativo e sensível às próprias percepções. Utilizando os cartazes produzidos no dia anterior, os estudantes foram desafiados a criar imagens significativas, explorando diferentes espaços da escola como cenário.
A professora de biologia, Lucimara Pacheco, acompanhou os dois dias de atividades e ressaltou a importância da abordagem educomunicativa para despertar a consciência ambiental: “Essa atividade relacionada ao meio ambiente trouxe uma pequena esperança de que nem tudo está perdido e de que, sim, eles podem mudar o ambiente que eles estão vivendo para melhor.”
As fotografias produzidas serão exibidas em uma mostra fotográfica na UFSM/FW e na própria escola, como forma de dar visibilidade às reflexões dos alunos e convidar a comunidade para uma análise sobre a relação entre sociedade e meio ambiente.
A oficina “Brasil em Chamas” faz parte das ações do PET Educom Clima, grupo vinculado à UFSM/FW, que busca desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão, complementares ao currículo e tem como objetivo colocar em pauta os desafios das mudanças climáticas e o combate à desinformação. As oficinas de extensão são realizadas em parceria com o Programa Mão na Mídia: educomunicação e cidadania.
Por Jéssica Hemsing l Bolsista Mão na Mídia e Integrante do PET Educom Clima








