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Central da COP: quando futebol vira estratégia de comunicação climática



Por Júlia Gonsalo de Carvalho* e Cláudia Herte de Moraes**

A menos de seis meses da COP30, sediada em Belém (PA), o Observatório do Clima lançou a plataforma Central da COP. Por meio da linguagem do futebol, o projeto busca aproximar a população brasileira dos temas centrais da conferência climática da ONU. A iniciativa aposta na cultura popular como ferramenta de engajamento, com uma estética esportiva e metáforas típicas de narrações do futebol: rankings, placares, torcida, camisa 10 e até uma “Copa do Mundo da Ambição Climática”.

A proposta carrega um importante valor educomunicativo: traduzir, de forma acessível, os conceitos, riscos e decisões que moldam a agenda climática global. A plataforma combina linguagem didática com uma abordagem crítica, promovendo conteúdo sobre justiça climática, licenciamento ambiental, exploração de fósseis, desmatamento e educação climática. A comparação com o futebol não é apenas estética; é uma estratégia para inserir a questão climática no cotidiano, tornando-a mais compreensível e próxima de públicos que historicamente têm menos acesso à informação científica.

Observando o alcance da campanha, constata-se que ainda é limitado. A cobertura midiática sobre o lançamento da Central da COP permanece restrita a veículos especializados, como O Eco, e canais institucionais ligados ao terceiro setor, a exemplo do ISA. A ausência de repercussão nas mídias tradicionais, especialmente em canais mais acessados, evidencia um desafio comum às iniciativas de comunicação ambiental: a dificuldade de sair dos espaços já engajados. Por isso a importância de ações que buscam furar as bolhas da informação ambiental, de forma criativa. 

Além disso, a ideia da Central da COP é promissora ao colocar a educação climática como protagonista. Ao assumir que o acesso à informação é condição para a participação social, o projeto reconhece que a educação deve estar no centro das estratégias de enfrentamento à crise climática, como tratam ativistas do The Climate Reality Project Brasil, com o texto É o camisa 10 do clima. Essa concepção dialoga com a segunda proposta mais votada na 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente (5ª CNMA), que defende uma educação ambiental decolonial, contínua, crítica, integrada aos territórios e conectada aos saberes tradicionais e à justiça climática.

No entanto, para que iniciativas como a Central da COP cumpram seu papel estratégico, é preciso avançar em sua difusão. Não basta produzir conteúdos acessíveis se eles não chegam às comunidades escolares, aos territórios periféricos e aos grupos historicamente excluídos dos debates ambientais. A circulação da informação precisa ser articulada de forma ampla, por meio de redes educativas, canais populares de mídia, projetos de extensão universitária e ações territoriais. Mais do que comunicar, é necessário dialogar. Infelizmente parece que há pouco interesse em veículos de comunicação de grande alcance para esse diálogo.

 A COP30 é uma oportunidade para o Brasil reafirmar seu papel na diplomacia climática, mas também para fortalecer uma comunicação que eduque, mobilize e envolva as comunidades mais afetadas pela crise ambiental. A popularização dos debates climáticos não deve ser vista como um esforço secundário, mas como parte fundamental da resposta à emergência climática. Sem acesso à informação qualificada, não há participação cidadã efetiva. Sem engajamento, a justiça climática permanece restrita ao discurso, distante da realidade de quem mais sofre com os efeitos da crise. A falta de compromisso com a pauta ambiental ainda é um dos principais entraves para uma “virada no placar” da efetiva ação climática.

* Graduanda em Relações Públicas na UFSM, integrante do PET Educom Clima (UFSM), bolsista do Fundo de Incentivo à Pesquisa  (FIPE), E-mail: julia.gonsalo@acad.ufsm.br.

** Jornalista, doutora em Comunicação e Informação, professora na UFSM. Tutora do PET Educom Clima (UFSM) e líder do Grupo Mão na Mídia (CNPq/UFSM). Integrante do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental (CNPq/UFRGS) e do Laboratório de Comunicação Climática. E-mail: claudia.moraes@ufsm.br.

***Publicado originalmente no Observatório de Jornalismo Ambiental.

Imagem: Reprodução do site Central da COP
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