Segundo dados da UNESCO, estima-se que apenas 28% dos cientistas do mundo sejam mulheres. Do total de estudantes matriculados em cursos de Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática, somente 35% são mulheres. Sabe-se que muitos dos estímulos para seguir na carreira científica ou em cursos com esse fim, vem da infância e adolescência.
Por isso, estimular o interesse pessoal das adolescentes pode ser de extrema importância para direcionar escolhas profissionais e educacionais futuras, incentivar a participação dessas adolescentes contribui na comunidade cientifica para uma representação mais equitativa. Pois, se perpetua a ideia de que as mulheres não são boas e qualificas o suficiente quanto os homens quando o assunto é matemática, tecnologia e engenharia. E isso se perpetua ao longo dos anos porque historicamente essas áreas têm sido dominadas por homens. Por isso, a luta das mulheres em prol de um espaço digno e o reconhecimento de suas habilidades, capacidades e competências é constante.
Objetivos: Os objetivos dessa atividade são contribuir para a quebra de estereótipo de gênero através do empoderamento feminino, incentivando a confiança e autoestima das adolescentes; conscientizar sobre os obstáculos que as mulheres ainda enfrentam no âmbito cientifico e incentiva-las a superar esses desafios; mostrar as varias oportunidade de carreira que existe no ambiente da ciência; estimula-las a terem curiosidade cientifica mostrando que ir atrás de respostas é uma parte crucial da experiencia cientifica, além de expor como a ciência esta presente no dia a dia das pessoas.