Um plano ou projeto de recuperação de áreas degradadas (PRAD), prioriza a criação de um roteiro sistemático, contendo informações e especificações técnicas organizadas em etapas lógicas, para orientar a metodologia de recuperação ambiental de áreas degradadas ou perturbadas, a fim de alcançar os resultados esperados. Um PRAD tem como justificativa minimizar os danos ambientais já ocasionados em determinado local, visando resgatar a representatividade das espécies existentes, acelerando o processo de recuperação e, assim, auxiliando o enriquecimento da diversidade genética da flora e da fauna.
Neste sentido, o grupo PET Engenharia Florestal no decorrer do ano de 2023, em uma das atividades previstas, trabalhou na elaboração e implantação de um PRAD junto às dependências da Universidade Federal de Santa Maria campus Frederico Westphalen. Portanto, no decorrer do ano de 2024 o grupo pretende continuar conduzindo e avaliando o projeto, tendo em vista principalmente a sua importância ecológica.
Objetivos: O presente estudo tem por objetivo conduzir o PRAD utilizando técnicas de manejo recomendadas, a partir de então avaliar o potencial de recuperação da área a partir de indicadores pré-determinados.