A criação do jardim botânico no espaço da Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen (UFSM-FW), irá proporcionar uma maior interação entre a universidade e a comunidade frederiquense, além de promover a educação ambiental. O espaço poderá ser utilizado nas disciplinas do curso de Engenharia Florestal para o reconhecimento de espécies florestais nativas e exóticas no paisagismo.
Para a implementação do jardim botânico, primeiramente é necessário realizar a produção das mudas de espécies arbóreas e arbustivas, o grupo PET Engenharia Florestal, por meio do conhecimento adquirido nas atividades de silvicultura e produção de mudas, ficará responsável na produção das primeiras mudas que irão compor o acervo do jardim botânico. O projeto inicialmente contemplará a produção e condução de mudas de 20 espécies diferentes, tanto espécies arbóreas e arbustivas, dando preferência no início para espécies exóticas, que irão compor o jardim oriental e a coleção do hemisfério norte.
Objetivos: Integrar a universidade com a comunidade frederiquense e região, promovendo a educação ambiental, o reconhecimento de espécies nativas e exóticas e seus aspectos paisagísticos e na divulgação do curso de e do grupo PET engenharia florestal. Promover o conhecimento na área da silvicultura e produção de mudas para finalidades de ornamentação.