Ir para o conteúdo PET Física Ir para o menu PET Física Ir para a busca no site PET Física Ir para o rodapé PET Física
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Atividades

MINICURSO DE ASTRONOMIA PARA ESCOLAS 

O Minicurso de Astronomia é um projeto de extensão promovido pelo PET voltado para estudantes do ensino médio. A edição de 2019 teve mais de 30 estudantes inscritos de 5 escolas de ensino médio da rede pública estadual da cidade de Santa Maria/RS. No minicurso foram ministradas aulas com temáticas voltadas à introdução aos conceitos fundamentais e popularização da astronomia, bem como gincanas e oficinas. 

MINICURSO DE PRÉ-CÁLCULO E PRÉ-FÍSICA

O minicurso é uma ação desenvolvida pelo PET Física visando promover uma oportunidade de nivelamento de conteúdos de física e matemática a alunos ingressantes nos cursos de ciências exatas e tecnológicas da UFSM. Petianos e convidados ministram aulas sobre tópicos fundamentais de matemática e física do ensino médio em aulas expositivas, usando amplamente recursos didáticos adicionais, como filmes, gráficos e softwares. As aulas normalmente ocorrem no final do período da tarde, de modo a possibilitar a participação de estudantes de cursos dos turnos diurno e noturno da Instituição.

 

SALA ABERTA

O Sala aberta é um programa de suporte acadêmico a estudantes das disciplinas de Física dos cursos da UFSM. Em caráter permanente, os estudantes petianos prestam atendimento na sala do PET para tirar dúvidas sobre conteúdos e exercícios de alunos dos cursos de Ciências Exatas, Tecnológicas e afins da UFSM. Essa ação visa contribuir para melhoria do desempenho acadêmico do corpo discente e atuar na redução dos índices de reprovação e evasão da Instituição.

 MINICURSO DE ASTROFÍSICA PARA O ENSINO SUPERIOR

O Minicurso é uma realização do PET Física que visa apresentar ao público universitário temas fundamentais dos campos de Astronomia e Astrofísica, na forma de palestras e aulas. São explorados assuntos como formação e evolução estelar, galáxias, planetas e exoplanetas, cosmologia, dentre outros. A programação conta com uma oficina de Stellarium e uma sessão de observação do céu noturno no Observatório da UFSM!

 A edição de 2018 contou com a presença especial da professora Thaisa Storchi Bergmann, da UFRGS, que falou sobre núcleos galáticos ativos e buracos negros supermassivos.

 

 

T.A.R.D.I.S. DE CIÊNCIA

A atividade, cujo nome foi livremente inspirado na série televisiva “Dr. Who”, constitui em um ciclo de apresentações sobre temas interdisciplinares, por especialistas em Física e em outras áreas do conhecimento, seguido de uma rodada de debates com os presentes. A escolha do formato foi feita de modo a promover debates que vão além da divulgação direta de saberes científicos de cada área do conhecimento, mas privilegiando as interconexões entre as distintas formas de conhecimento, com a expectativa de promover um processo de integração de distintos saberes e a formação de uma base de conhecimento plural e multidisciplinar.

Dentre os temas discutidos tivemos mudanças climáticas e seus impactos nos ecossistemas, ética na pesquisa científica e análise de dados, ciência e filosofia, pseudociências na Biologia e evolução e entropia. 

OFICINAS ACADÊMICAS 

No decorrer do ano letivo, o PET Física promove um conjunto de oficinas ministradas por estudantes de graduação e pós-graduação, bem como por professores do curso, visando o aprendizado de ferramentas úteis para a prática acadêmica. Já foram oferecidas oficinas de LaTex, calculadora científica, preenchimento de Curriculum Lattes, software de plotagem de gráficos e ajustes de dados, ferramentas do Google, dentre outras. As oficinas ocorrem em calendário prórprio ou em conjunto com outras atividades institucionais, como Semanas Acadêmicas, sempre abertas ao público.

 

DESCUBRA – UFSM 

 O Descubra é um evento promovido anualmente pela PROGRAD/UFSM aberto à comunidade no qual o público tem a oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre os cursos e serviços oferevidos pela Instituição. O PET Física é um grande parceiro da Coordenação do Curso de Física, trabalhando nos estandes e auxiliando na operacionalização da participação do curso, recepcionando os visitantes e prestando esclarecimentos sobre a vida acadêmica e, em particular, do curso de Física.

 

 

 

INTERPET

O InterPET é um encontro mensal de todos os grupos PET da Instituição, no qual uma pauta específica é cumprida em cumprimento a um cronograma pré-estabelecido. A cada mês, dois grupos PET ficam encarregados da organização do evento. O formato consiste normalmente na apresentação de uma palestra de tema relacionado à área dos PET organizadores, seguida de uma rodada de discussões sobre assuntos de interesse comum. O InterPET é um evento de caráter integrador, destinado à discussão e planejamento de todas as atividades conjuntas e de preparação a eventos regionais e nacionais (SULPET e ENAPET). 

PET DIVULGA 

O programa é uma atividade que visa divulgar o trabalho científico realizado por pesquisadores do Departamento de Física, tanto professores quanto estudantes de iniciação científica e pós-graduação. A convite do PET, os autores concedem uma breve entrevista na qual explanam os resultados mais importantes de seu trabalho de forma simples, visando o grande público.

Os vídeos já produzidos podem ser conferidos na fanpage do PET Física no facebook!