O que é o PET?
O Programa foi criado pela CAPES em 1979, denominado à época Programa Especial de Treinamento. Em 2004 o programa foi reestruturado, passando a ser chamado de Programa de Educação Tutorial (PET). O programa foi coordenado pela CAPES até 1999, quando a responsabilidade passou para o Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior, sendo então transferido para a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.
Os objetivos deste Programa são:
– Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade e excelência, de natureza coletiva e interdisciplinar.
– Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação.
– Estimular a formação de profissionais de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica.
– Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior.
– Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país.
Cada grupo do PET é composto por alunos bolsistas e um tutor, sob cuja orientação realizam atividades extracurriculares de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Como parte destas atividades, os alunos bolsistas do PET Física da UFSM realizam pesquisas pelo PET e por grupos de pesquisa da instituição, apresentam minicursos aos colegas de curso e demais alunos, além de realizar palestras de divulgação para escolas de ensino médio. Essas atividades buscam o aperfeiçoamento acadêmico dos bolsistas do grupo, assim como a melhoria na formação dos alunos do curso de graduação.