Ir para o conteúdo Casa do Estudante Ir para o menu Casa do Estudante Ir para a busca no site Casa do Estudante Ir para o rodapé Casa do Estudante

Como morar na CEU II?

A Casa do Estudante Universitário II (CEU II), localizada no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é uma unidade que compõe a Política de Assistência Estudantil, e destina-se a servir de moradia aos estudantes universitários graduandos e aos estudantes dos cursos técnicos do Colégio Politécnico e Colégio Técnico Industrial, não residentes em Santa Maria, regularmente matriculados na UFSM e com o Benefício Socioeconômico- BSE aprovado pela Pró Reitoria de Assuntos Estudantis -PRAE.

O BSE é um direito dos alunos da UFSM, regularmente matriculados em cursos presenciais, que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Abrange os seguintes benefícios: Moradia estudantil, acesso gratuito ao Restaurante Universitário, bolsa transporte, auxílio para materiais pedagógicos e atendimento odontológico.

As orientações de como solicitar o BSE são publicadas em Edital no site da UFSM no início de cada semestre letivo.

O aluno ou aluna interessado(a) em solicitar o BSE deverá preencher um formulário online, quando da abertura do edital, que está disponível no site da UFSM. É obrigatório o envio deste formulário para dar início a solicitação e para ter direito à moradia provisória (União Universitária).

Para ter acesso à moradia provisória, após preencher o formulário, basta ir até a PRAE localizada no  Prédio da Reitoria -Térreo  Sala 109, com uma foto 3×4 e preencher um cadastro que ficará na portaria da União Universitária para identificação.

Após a entrega dos documentos solicitados em edital para a comprovação da situação de vulnerabilidade socioeconômica, o (a) estudante terá sua documentação avaliada e  será avisado por e-mail se o seu benefício foi deferido ou indeferido. Muitos/as estudantes perdem o direito à moradia, por não terem entregue a documentação completa. É imprescindível que as dúvidas sobre a documentação sejam sanadas com a assistente social da PRAE sempre que for preciso.

No momento em que solicitar o BSE, o/a estudante terá direito ao benefício provisório que permitirá que sua permanência no alojamento provisório e a realização das refeições no Restaurante Universitário gratuitamente (café da manhã, almoço e janta).

UNIÃO UNIVERSITÁRIA

A União Universitária serve como um alojamento provisório para os/as estudantes da UFSM maiores de 18 anos, que não tem condições financeiras de se manter até que a solicitação do BSE seja deferida ou indeferida. É preciso que o(a) aluno(a) traga um colchão e seus pertences pessoais. A União é composta por três dormitórios, um feminino, um masculino e um misto. Os banheiros possuem tanques para lavar as roupas e além disso a casa do estudante disponibiliza a lavanderia com máquinas de lavar para os moradores dos alojamentos provisórios.

ATENÇÃO!!!

A UFSM possui um bloco designado para moradia dos estudantes menores de idade. No entanto, este bloco possui apenas 72 vagas, e não há garantia de vagas para todos. Os estudantes que não conseguirem vaga neste bloco, poderão ficar na União Universitária junto aos demais.

Os/as menores de idade que desejam ficar nas moradias provisórias devem trazer um termo de compromisso preenchido pelos pais e com a assinatura reconhecida em cartório. Esse termo pode ser retirado na PRAE.

Qualquer dúvida contate-nos através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/diretoriaCEUIIUFSM/

Reformas estão sendo realizadas para melhor acolher os estudantes. Os estudantes menores de 18 anos vão diretamente para o bloco 34, de acordo com a disponibilidade de vagas, e permanecem até completarem a maioridade.