Ir para o conteúdo Casa do Estudante Ir para o menu Casa do Estudante Ir para a busca no site Casa do Estudante Ir para o rodapé Casa do Estudante
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Apresentação

    A Casa do Estudante Universitário (CEU) é uma das ações do Programa de Assistência Estudantil da UFSM, que objetiva apoiar a permanência de estudantes de baixa, renda regularmente matriculados nos cursos presenciais da instituição, não residentes em Santa Maria, e com Auxílio Socioeconômico (BSE) Ativo, sendo eles graduandos, pós-graduandos, estudantes dos cursos técnicos do Colégio Politécnico e do Colégio Técnico Industrial. 

Na UFSM, existem seis casas destinadas a essa finalidade. Na sede da instituição, em Santa Maria, existe uma unidade no centro (CEU I) e três unidades dentro da universidade em Camobi (CEU’s II e III e Casa do Estudante Indígena). Fora de sede, em Frederico Westphalen e em Palmeira das Missões, existe uma unidade em cada campus. 

Dentre as Casas do Estudante, há uma destinada somente a estudantes da pós-graduação (Casa do Estudante 3), uma para os estudantes indígenas (Casa do Estudante Indígena) e um bloco em uma das casas destinadas aos alunos e alunas menores de idade, possuindo 72 vagas. Se esses alunos não conseguirem vaga neste bloco, poderão ficar na União Universitária junto aos demais. 

Cada Casa do Estudante possui uma diretoria, a qual é composta por estudantes moradores da casa. As principais funções desse órgão diretor é ser uma ponte entre os moradores e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), levando as demandas da Casa para a PRAE e assegurando que os direitos dos estudantes sejam garantidos. Além disso, também são responsáveis por dirigir e administrar a residência.

Para morar nas casas, os critérios de seleção dos estudantes levam em conta o perfil socioeconômico dos alunos, os quais devem possuir Benefício Socioeconômico (BSE) ativo e, após isso, devem participar do edital aberto em cada ano letivo. 

Uma vez que o aluno foi selecionado para residir na casa, ele encontra aqui as principais informações específicas para a moradia. Concernente aos direitos dos moradores, as informações se encontram neste link. Finalmente, para as questões de opressão e abusos, especialmente para as mulheres, as informações estão disponibilizadas neste link.

Ainda fiquei com dúvidas sobre a Casa do Estudante, estou com algumas dificuldades e gostaria de conversar.

Para sanar qualquer dúvida sobre a moradia estudantil, entre em contato através dos telefones 3220 8311 e 3220 8825, assim como pelo email secretariaprae@ufsm.br e através de nossa página no Facebook e no Instagram.

Utilidades
Projetos moradores
Notícias
PRAE divulga segundo edital de processo de seleção para a casa do estudante - CEU I e II
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) publicou o segundo edital de processo de seleção para a moradia estudantil do Campus Sede - CEU I e II . Os/as estudantes com Benefício Socioeconômico ativo ou em análise poderão se inscrever. O…
27/04/2022
PRAE informa sobre mudanças nos valores do auxílio alimentação para moradores das CEUs
https://ufsm.br/r-1-58055 Reajustes consideram o status de funcionamento dos RUs em cada campi. A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis publicou a Instrução Normativa 01/2022, que altera o auxílio alimentação para os moradores das Casas do Estudante Universitário da UFSM. De acordo com a…
04/04/2022
Reitoria, DCE e moradores da CEU dialogam sobre futuro da moradia estudantil na UFSM
A demanda por vagas e a preocupação com a contaminação por Covid-19 foram o tema central da reunião No início da tarde desta quinta-feira, 24, representantes da reitoria, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e moradores da Casa do Estudante…
25/03/2022
Ingresso na moradia estudantil da UFSM será por edital a partir deste ano
Benefício Socioeconômico continuará como critério de acesso A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da UFSM comunica a comunidade acadêmica e demais interessados sobre a mudança no processo de ingresso nas Casas do Estudante Universitário (CEUs), que a partir deste ano…
03/03/2022
UFSM solicita confirmação de vaga online para moradores da CEU II
A UFSM, através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), solicita a confirmação de vaga online para aqueles que já residem na Casa do Estudante II (CEU II). O procedimento deve ser realizado através do preenchimento do formulário de confirmação de vaga,…
02/03/2021