A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFSM), por meio da Coordenação da Moradia Estudantil, promove, nesta sexta-feira, 26 de junho, o Mutirão da Assistência Estudantil, uma ação voltada à promoção da saúde, da cidadania e do acesso à informação para estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
A atividade será realizada das 10h às 12h30, em frente ao Bloco 15 da Casa do Estudante Universitário (CEU), no Campus Sede da UFSM, reunindo serviços da Universidade e de instituições parceiras em um único espaço de atendimento, orientação e acolhimento.
Durante o mutirão, os estudantes terão acesso a serviços de assistência social, saúde e promoção da cidadania, além de orientações sobre políticas públicas, prevenção, bem-estar e qualidade de vida.
Entre os serviços confirmados estão:
- CRAS Oeste e CRAS Leste: consulta ao Cadastro Único (CadÚnico) e orientações sobre os serviços da assistência social;
- Ambulatório Transcender: orientações sobre diversidade e identidade de gênero, além da distribuição de materiais informativos, zines e adesivos;
- Casa Verônica: orientações sobre diversidade e identidade de gênero e distribuição de materiais educativos;
- Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSM): aplicação da vacina contra a influenza e orientações sobre imunização;
- CAPS Prado Veppo: informações sobre a Política de Saúde Mental, redução de danos, formas de acesso aos serviços e distribuição de materiais informativos;
- Casa Treze: ações de promoção da saúde e cidadania;
- Projeto Vem Testar – UFSM Odontologia: realização de testes rápidos e orientações sobre prevenção e cuidado em saúde;
- Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria – Serviço de Atendimento Especializado em Saúde da Mulher: orientações sobre os serviços especializados em saúde da mulher e distribuição de materiais informativos.
Além das instituições parceiras, a equipe da PRAE/UFSM estará presente durante toda a atividade para prestar orientações, esclarecer dúvidas sobre os programas, benefícios e serviços oferecidos pela assistência estudantil.
O Mutirão da Assistência Estudantil tem como objetivo aproximar a comunidade estudantil dos serviços públicos e das políticas de cuidado, fortalecendo a rede de apoio disponível na Universidade e contribuindo para a promoção da saúde, da inclusão e da permanência estudantil.
Serviço
Mutirão da Assistência Estudantil
Data: 26 de junho de 2026 (sexta-feira)
Horário: das 10h às 12h
Local: Em frente ao Bloco 15 da Casa do Estudante Universitário (CEU), Campus Sede da UFSM.
A atividade é gratuita e destinada aos estudantes da UFSM.