Ir para o conteúdo Descubra Ir para o menu Descubra Ir para a busca no site Descubra Ir para o rodapé Descubra
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Dança

Dança

Dança

Os cursos de graduação em Dança, nas habilitações de Bacharelado (Centro de Artes e Letras-CAL) e Licenciatura (Centro de Educação Física e Desportos – CEFD), visam proporcionar formações profissionais e éticas que possibilitem às/aos alunas/os domínio de seus meios expressivos e artísticos, capacitando-as/os a exercerem as atividades de criação, reflexão, transformação com autonomia criativa no campo da Dança, integrando os aspectos referentes ao ensino, à pesquisa e à extensão.

Apresentação

Bacharelado

O Bacharel em Dança será instigado e poderá fazer: 

– Criar artisticamente no campo da Dança como bailarino profissional dando continuidade à sua expressão pessoal a partir do domínio de seu aparato psicofísico. 

– Conhecer e dominar os códigos e convenções próprios da linguagem da dança na composição coreográfica e da criação do espetáculo, operacionalizando os meios de produção. 

– Estimular a capacidade de auto-aprendizado contínuo, exercitando procedimentos de investigação, análise e crítica de diversos elementos e processos estéticos da Dança. 

– Desenvolver pesquisa teórico-prática consistente com vistas à expansão e aprofundamento do conhecimento da Dança para a fomentação e divulgação da área em diferentes esferas. 

– Desenvolver no profissional de Dança uma consciência crítica e compreensão da sua identidade cultural e do seu papel na comunidade. 

– Produzir e gerenciar eventos culturais e manifestações performativas espetaculares. – Dirigir espetáculos de dança para cinema, televisão, vídeo e áreas afins.

Mais informações e contato – clique aqui.

Licenciatura

O (a) Licenciado (a) em Dança da UFSM é o (a) profissional que desenvolve práticas artístico-pedagógicas inclusivas de dança, em contextos formais e não formais de ensino. Neste sentido, é um(a) profissional capacitado(a) para atuar como professor(a) em instituições de ensino públicas e privadas da educação básica, em espaços de educação não formal, como escolas de arte/dança, academias, ONGs e projetos sociais. Ou empreender de forma autônoma, em empresa voltada ao ensino da dança.

Perfil do Egresso

Bacharelado

O Bacharel em Dança, no final do processo de graduação deverá ter: 

– capacidade de apropriar-se do conhecimento reflexivo sobre dança e dominar sua linguagem, bem como seus desdobramentos teóricos e práticos dados pela sua história e pela tradição para instrumentalizar a criação de manifestações espetaculares; 

– capacidade de criação de poéticas pessoais ativadas pelo desenvolvimento da sensibilidade estética e viabilizadas pela pesquisa permanente, criando artisticamente de forma autônoma e contribuindo para a renovação e enriquecimento da linguagem da dança; – capacidade de agir profissionalmente de forma criativa, ética e crítica, que seja atuante na cultura e na sociedade, e sendo capaz de auto-avaliação no fazer artístico; 

– competência para dominar e articular a complexidade dos elementos constitutivos do espetáculo, articulando as técnicas de dança em metodologias de criação e atuação objetivando autonomia nos processos de composição coreográfica; 

 

– competência para o desenvolvimento permanente de conhecimentos, metodologias de trabalho e inovação na proposição de habilidades técnico expressivas específicas para o pleno domínio de seu aparato psicofísico.

Licenciatura

O perfil do egresso (a) do Curso de Dança-Licenciatura da UFSM se baseia nas compreensões do artista-docente e do criador-intérprete. Ou seja, um (a) artista-docente que ensina com sua prática e investiga seu fazer artístico-docente para problematizar metodologias de ensino bem como ideologias simbólicas e estéticas. E ainda, um(a) criador-intérprete que estuda, experiência e aprende técnicas, vocabulários e sistemas de dança e os recria, relê, reconstrói em uma perspectiva crítica e criativa no diálogo com o contexto sociocultural e com outros sujeitos. 

Santa Maria

Bacharelado

O curso de Dança está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Bacharelado - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de LUIZ NAIM HADDAD, a coordenação substituta de TATIANA WONSIK RECOMPENZA JOSEPH e a secretaria de ROSANE MARIA DOS SANTOS BITTENCOURT.

O curso é ofertado em período Semestral, sendo 8 o número de períodos indicados para sua conclusão.

Reconhecido pela Portaria n. 378/2019/MEC, publicada no DOU, de 22/08/2019

Conceitos

Conceito de Curso (2019)
4

Licenciatura

O curso de Dança está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Licenciatura - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de MÁRCIA GONZALEZ FEIJÓ, a coordenação substituta de MÔNICA CORREA DE BORBA BARBOZA e a secretaria de VANESSA DE CARVALHO RAMOS.

O curso é ofertado em período Semestral, sendo 8 o número de períodos indicados para sua conclusão.

Reconhecido nos termos da Portaria Normativa n. 23/2017/MEC, republicada no DOU, de 03/09/2018.

Conceitos

Conceito de Curso (2019)
4

Depoimentos

Formado no curso de Dança Bacharelado UFSM no ano de 2019, sou o primeiro homem negro Bacharel em Dança do RS. Com ótimas instalações, a partir da minha perspectiva de quem entrou e teve contato efetivo, percebi o quanto as disciplinas desta graduação podem te oferecer a oportunidade de revisão e refinamento das formas de dançar, pensar, criar, propor, reinventar, sobretudo ampliar suas ferramentas de composição em dança e sua capacidade de análise do seu campo de atuação.

 Juliano Aguiar Machado

Graduado em Bacharel de Dança - IV Turma

Fui aluna da primeira turma do curso de Dança Bacharelado na UFSM (2016). Minha experiência durante os quatro anos de formação foram muito proveitosos, pude compreender a dança e o corpo sob uma perspectiva diferente da que conhecia anteriormente. Durante a graduação na universidade, através de disciplinas optativas, pude conhecer mais sobre artes cênicas, artes visuais, música, pedagogia e ciências sociais, e integrar tais estudos nos meus trabalhos em dança.

Bibiana Marques

Graduada em Dança Bacharelado - I Turma

Fotos

Santa Maria

Doze bailarina/o/s deitados em formação de semicírculo. Não dá para distinguir o sexo de todas ou todos. Usam roupas de cores diferentes, na posição decúbito dorsal e pernas flexionadas, as pernas mantém a abertura da distância dos ísquios, os pés estão descalços e apresentam suas bordas internas em linhas paralelas entre si e os braços estão ao lado do tronco à exceção de uma bailarina, que está de colã azul, e com os braços tocam no chão, ao lado da cabeça com o dorso das mãos voltados para o chão. Há caixas pequenas, do tamanho de uma caixa de sapatos, intercalada entre os bailarinos de modo que para cada bailarino ou bailarina corresponde uma caixa. O piso é plano, de madeira clara e envernizada, e reflete a luz branca, elétrica, do teto. Ao fundo, as paredes são brancas e há uma porta de emergência vermelha. O contexto é uma aula de ensino de dança moderna com pesquisa aplicada.
Acervo Pesquisa em Dança Moderna. 2015. Fotos da Dra. Marcia Gonzalez Feijó.
Lucca, homem branco, tem o tronco desnudo, usa short colant preto e executa movimento com grande arco do tronco em três apoios. Fundo preto no palco do teatro Treze de Maio em Santa Maria/RS.
Durante um passo de dança, o aluno é fotografado. Acervo Pessoal Lucca Adams Pilla - Foto de Cauan Kehl.
Um grupo de dança durante uma apresentação no palco.
Complexo Didático e Artístico
Dançarinos vestidos de branco em frente às ruínas de São Miguel
Espetáculo Ângelus do Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança
Foto do bailarino Juliano Machado em movimento fazendo um grande arco do tronco para trás usando três apoios sob fundo preto e está bem iluminado. Eles é uma homem negro, usa blusa e calça preta, camisa branca desabotoada, tenis preto com detalhe branco na sola.
Acervo Manada - Fotos de Joan Felipe Michel.
Nove pessoas posam para foto no pátio externo do Prédio 40C próximos da palavra DANÇA com letras maiúsculas grandes. Duas filas paralelas e frontais, cinco discentes na parte de baixo usando togas pretas, chapéu de formatura, cinta dourada na cintura e canudos de formatura. Em cima, quatro docentes usando camisetas pretas, três usam faixas brancas.
Live Produtora - Foto de docentes do curso e discentes para formatura IV Turma.
Roda de Capoeira formada por pessoas sentadas no chão em um gramado verde e que acompanham o jogo no meio da roda de uma mulher branca com roupas cinzas e cabelo preso com rabo e uma menina usando roupas brancas. No fundo da roda está a bateria de instrumentos musicais formada por pessoas sentadas em cadeiras que tocam pandeiro, três berimbaus e atabaque. As pessoas na roda cantam e batem palmas.
Acervo Projeto Encruzilhadas 2018. Foto Equipe do projeto.
Com cor azul predominante na foto, os alunos do curso posam durante uma apresentação
Expressividade
Espetáculo de formatura, foto de coreografia em que cinco pessoas sentadas no chão sob uma contra luz amarelada se abraçam e agarram num tecido azul escuro que desce do alto, fundo preto.
Espetáculo Tescendo me - Fotos de Marcos Oliveira
Tamara Soares, mulher branca de cabelos negros e compridos, está no meio da foto trajando colant marrom e saia esfoacante marrom bem claro, fundo preto, luz do dia, ela segura e olha fotografias. Em sua frente há um tecido azul que delimita uma quase semicírculo, há um vestido branco em sua frente, mais adiante em cima do tecido dois papéis com palavras escritas e do seu lado direito uma caixa de papelão decorada com várias fotografias dispostas no chão.
Acervo da III Turma do Curso - foto: sem autoria definida e feita de celular.
Com cordas, alunos do curso de dança licenciatura, se exercitam em aula.
Alunos do curso de Dança Licenciatura em prática com cordas.
Três mulheres com maiôs e faixas durante uma apresentação.
Mulheres em cena.
Dançarinos vestidos com macacões coloridos dançando no hall do Centro de Convenções
Espetáculo Frida Kahlo no hall do Centro de Convenções
Espetáculo Manada sendo apresentado para o público em 2019. Faixa de terra vermelha em chão de cimento, na frente está Maria Clara, mulher branca, com saia longa e top no peito feitos de juta e sujos de terra vermelha. Ao fundo aparece Lucca, homem branco, usando calça bege e sem camisa. Mais ao fundo, público assiste sentado em arquibancada de cimento. Há um balde de metal na frente dela e outro na frente dele, além de quatro luminárias artesanais com luzes amarelas difusas acesas.
Acervo Manada - Fotos da equipe de produção durante apresentação do trabalho.
Onze bailarino/as sentados sobre os ísquios, com as pernas esticadas à frente do tronco, intercalados entre si e vestindo calças pretas, na maioria, e camisetas de manga curta e diferentes cores entre si. Os dois bailarinos mais distantes, em relação à perspectiva da câmera, são do sexo masculino, o primeiro é branco e o segundo é negro. Todas as demais são do sexo feminino e brancas e as onze pessoas estão com os braços em linha diagonal, sendo o braço direito levantado à diagonal-cima e o braço esquerdos à diagonal-baixo. As mãos acompanham a linha dos braços. O piso é plano e de madeira fosca. Ao fundo a parede é branca e tem uma barra na cor cinza fosco fixa; a parede lateral esquerda é branca e tem três grandes janelas de puxar, por onde entra a luz do dia. Há um colchonete de cor preta cobrindo horizontalmente um terço das janelas que são uma ao lado da outra. O contexto é um ensaio da UFSM CIA DE DANÇA que é um programa de extensão de fluxo contínuo cujo objetivo é acolher bailarinos, bailarinas e bailarines que queiram vivenciar a experiência dentro de uma companhia de repertório de dança, com produções em dança moderna e dança contemporânea.
Acervo UFSM CIA DE DANÇA. – Fotos da equipe da Companhia. 2019.