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Fonoaudiologia

Fonoaudiologia

O fonoaudiólogo é o profissional da área de saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana (linguagem oral e escrita, fala, voz, audição) e com as funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. Desenvolve atividades voltadas à promoção da saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia, e atua em ensino, pesquisa e consultoria. Pode compor equipes com outros profissionais, como fisioterapeutas e psicólogos.
Trabalha nos setores público e privado, em clínicas, consultórios, escolas, hospitais, creches e berçários. Em emissoras de rádio e televisão, auxilia apresentadores e atores na postura da voz. Para exercer a profissão é exigido registro no Conselho Regional de Fonoaudiologia.

Apresentação

Bacharelado

Perfil do Egresso

O Curso de Fonoaudiologia se propõe a formar profissionais generalistas com sólida formação profissional e humanística, buscando integrar o “saber, saber-fazer, saber-ser”.

Deverão ser aptos a atuar na saúde da comunicação humana, pesquisando, prevenindo, avaliando, diagnosticando, (re)habilitando, aperfeiçoando e aplicando seus conhecimentos com responsabilidade e ética. Tais profissionais deverão ser capazes de adotar uma conduta humanizada, bem como uma postura crítico-reflexiva, comprometendo-se com o bem estar de comunidade.

O fazer fonoaudiológico deverá envolver raciocínio lógico, habilidade de comunicação, discernimento, capacidade de decisão frente a situações inusitadas, criatividade, flexibilidade, sensibilidade, abertura para trocas interpessoais e inovações.

Santa Maria

Bacharelado

O curso de Fonoaudiologia está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Bacharelado - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como CIÊNCIAS DA SAÚDE. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de GEOVANA DE PAULA BOLZAN e a coordenação substituta de LENISA BRANDÃO.

O curso é ofertado em período Semestral, sendo 10 o número de períodos indicados para sua conclusão.

Reconhecido pelo Decreto n. 76.316/75, publicado no DOU, de 22/09/1975 e Portaria n. 111/2021/MEC, publicada no DOU, de 05/02/2021.

Conceitos

Conceito de Curso (2016)
4
Conceito Preliminar de Curso (2019)
4
ENADE (2019)
5

Depoimentos

Fotos

Foto de várias pessoas reunidas, posicionadas lado a lado.
Palestra
Foto de uma mulher de jaleco branco e uma criança, elas brincam sentadas no chão.
Estágios finais
Print de uma apresentação de trabalho da Semana Acadêmica de 2020.
Semana Acadêmica 20202
Duas estudantes de jaleco branco agachadas com uma criança e um cachorro
Projeto Cinoterapia Linguagem
Diversos estudantes atrás de uma banca em stand do Descubra
Descubra 2019
Foto de vários alunos e crianças posicionados para a foto com poses descontraídas.
Trote Solidário
Foto de vários alunos reunidos posicionados lado a lado para a foto.
Palestras
Foto de oito pessoas posicionadas lado a lado, cada uma delas segura um balão dourado em formato de letras que formam a palavra "Disfagia".
Evento Disfagia
Ambulatório de Áudio HUSM
Ambulatório de Áudio HUSM

Materiais Extra

Áreas de atuação:
– Audiologia: elaborar programa de prevenção e promoção da saúde auditiva. Realizar diagnóstico audiológico e reabilitação, e selecionar e adaptar próteses auditivas.
– Disfagia: diagnosticar e tratar pacientes com transtornos da deglutição.
– Fonoaudiologia educacional: promover, aprimorar e prevenir alterações de linguagem oral e escrita, audição, motricidade orofacial e voz, favorecendo e otimizando o processo de ensino e aprendizagem.
– Fonoaudiologia neurofuncional: avaliar, diagnosticar e reabilitar pessoas com alterações neurofuncionais, atuando nas sequelas de danos ao sistema nervoso central ou periférico.
– Fonoaudiologia do trabalho: desenvolver programas de conservação auditiva, detectar e diagnosticar riscos fisiológicos em situações reais, e possibilitar a permanência do profissional no trabalho em sua plena capacidade.
– Gerontologia: prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar os transtornos relacionados a audição, equilíbrio, fala, linguagem, deglutição, motricidade orofacial e voz de idosos.
– Linguagem: prevenir, diagnosticar e tratar transtornos na fala e na escrita.
– Motricidade orofacial: prevenir, diagnosticar, habilitar e reabilitar funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição e articulação da fala. Realiza também o aperfeiçoamento dos padrões de fala e estética facial.
– Neuropsicologia: prevenir, avaliar, tratar e gerenciar os transtornos que afetam a comunicação humana e sua interface com a cognição.
– Saúde coletiva: construir estratégias de planejamento e gestão, e atuar na atenção à saúde a partir do diagnóstico de grupos populacionais.
– Voz: prevenir, avaliar, aperfeiçoar e tratar da voz falada e cantada. Auxiliar profissionais, como cantores, jornalistas, atores e professores, na postura vocal em suas atividades.
– Fluência: prevenir, identificar, avaliar, diagnosticar, gerenciar e reabilitar as tipologias das disfluências típicas e atípicas para intervenção nos transtornos da fluência, assim como realizar promoção e o aprimoramento da fluência verbal.

– Perícia Fonoaudiológica: permita a identificação biométrica e característica da funcionalidade do sujeito, englobando aspectos perceptivos visuais, auditivos, tátil-cinestésicos e motores.