Odontologia
Este bacharel se dedica ao estudo e ao tratamento dos dentes, da boca e dos ossos da face. Ele cuida da saúde e da estética bucal. Restaura, extrai e limpa dentes, projeta e instala próteses, realiza cirurgias e trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua. Existem diversas especialidades, como a periodontia e a dentística restauradora.
O dentista costuma ingressar na profissão no serviço público. O iniciante que abre consultório no geral divide o espaço de atendimento, por causa dos altos custos das instalações e dos equipamentos. Para exercer a profissão é obrigatório obter o registro do Conselho Regional de Odontologia (CRO). Desde 2009, os cirurgiões-dentistas são autorizados a tratar seus pacientes com práticas como acupuntura, fitoterapia, terapia foral, homeopatia e laserterapia.
Apresentação
Santa Maria
Bacharelado
O curso de Odontologia está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Bacharelado - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como CIÊNCIAS DA SAÚDE. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de WÂNEZA DIAS BORGES HIRSCH, a coordenação substituta de GRAZIELA BOTTON e a secretaria de LUIZ VALÉRIO PEIXOTO SELES FILHO.
O curso é ofertado em período Semestral, sendo 10 o número de períodos indicados para sua conclusão.
Reconhecido nos termos da Lei Federal n. 3.834-C/1960, publicada no DOU, de 20/12/1960 e Portaria n. 111/2021/MEC, publicada no DOU, de 05/02/2021.
Conceitos
Fotos
Materiais Extra
Áreas de Atuação:
Acupuntura odontológica: aplicar agulhas para tratar dores faciais.
Clínica geral: restaurar e extrair dentes e implantar próteses.
Dentística restauradora: restabelecer a forma e a função dos dentes, clarear e corrigir sua estética.
Endodontia: tratar alterações na polpa e na raiz dos dentes.
Estomatologia: diagnosticar e tratar doenças da boca.
Homeopatia odontológica: tratar pacientes com remédios homeopáticos que previnem hemorragias e atuam na cicatrização de tecidos bucais.
Implantodontia: fazer cirurgias e próteses.
Odontologia do esporte: tratar da saúde bucal de atletas a fim de promover uma melhora de seu rendimento físico.
Odontogeriatria: cuidar da saúde bucal do idoso.
Odontologia legal: fazer exame e perícia judicial e elaborar laudos técnicos. Identificar cadáveres pela arcada dentária.
Odontologia para pacientes especiais: atender pacientes com necessidades especiais (indivíduos em situação de risco ou que apresentam psicopatologias ou patologias físicas).
Odontologia em saúde coletiva: atuar em planos de saúde, em cooperativas e na elaboração de programas de assistência social.
Odontologia do trabalho: atender pacientes cuja atividade profissional traz risco à saúde bucal.
Odontopediatria: tratar problemas bucais e dentes de crianças.
Ortodontia: alterar a mordedura e a posição dos dentes com aparelhos.
Patologia bucal: fazer exame laboratorial para identificar doenças.
Periodontia: cuidar das gengivas e dos ossos que dão sustentação aos dentes, fazendo cirurgias, raspagens e outros procedimentos no entorno dos dentes.
Prótese dentária: projetar e confeccionar próteses de dentes danificados ou substituir os destruídos, restabelecendo funções na mordedura e na mastigação.
Radiologia: diagnosticar problemas na boca, na face e nos maxilares por meio de imagens de raios X, tomografia e prototipagem em 3D.
Traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial: diagnosticar traumatismos, lesões e anomalias na boca, na face e no sistema estomatognático (os órgãos que envolvem o sistema de mastigação, como maxilar, mandíbula e gengiva) e fazer cirurgias, implantes, transplantes e enxertos para recuperá-los.