Ir para o conteúdo Descubra Ir para o menu Descubra Ir para a busca no site Descubra Ir para o rodapé Descubra

Técnico em Agricultura de Precisão

Técnico em Agricultura de Precisão​

Técnico em Agricultura de Precisão

Apresentação

A Agricultura de Precisão é uma estratégia de gestão dos processos de produção agrícola e sua essência está em determinar e respeitar a variabilidade espacial e temporal do solo, água e planta, além de atentar para a sustentabilidade ambiental e econômica do sistema produtivo. Para atender a essas premissas, a Agricultura de Precisão pode fazer uso do GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite), de SIG (Sistema de Informações Geográficas), de instrumentos e/ou de sensores para avaliação de variáveis de solo e planta, entre outros. Neste contexto, o Técnico em Agricultura de Precisão vem atender à crescente demanda por profissionais qualificados para atuarem no desenvolvimento de atividades, assistência técnica e difusão de tecnologias voltadas a uma agricultura mais moderna, eficiente e sustentável.

São temas abordados no Curso:

– Sistemas de Posicionamento Global;

– Sistemas de Informações Geográficas;

– Aeronaves Remotamente Pilotadas;

– Eletrônica embarcada em máquinas agrícolas;

– Agricultura Digital;

– Manejo de sítio específico de solo e planta;

– Agricultura de Precisão aplicada em culturas perenes;

– Agricultura de Precisão aplicada em culturas de grãos;

– Fitossanidade de Precisão.

Mercado de Atuação:
– Empresas de assessoria em Agricultura de Precisão
– Empresas de máquinas e implementos agrícolas
– Empresas de assistência técnica do setor agrícola
– Cooperativas
– Produtores rurais
– Startups

Perfil do Egresso

O Técnico em Agricultura de Precisão caracteriza-se como um profissional comprometido com o desenvolvimento social e econômico, respeitando valores éticos, morais, culturais, sociais e ecológicos, com competências profissionais que o qualificam a exercer as seguintes funções:

– Orientar, desenvolver atividades e fornecer assistência técnica em Agricultura de Precisão;

– Realizar ações de extensão e difundir tecnologias de Agricultura de Precisão e Agricultura Digital;

– Utilizar equipamentos de sistemas de posicionamento global na Agricultura de Precisão;

– Conhecer e aplicar técnicas de amostragem georreferenciada de atributos do solo e planta;

– Aplicar metodologias para determinação da variabilidade temporal e espacial de atributos de solo e planta;

– Utilizar softwares e tecnologias para o processamento de dados provenientes de análises de solo, clima, planta e de máquinas agrícolas;

– Configurar, utilizar e substituir diferentes sensores de solo, clima, planta e máquinas agrícolas para obtenção de dados em Agricultura de Precisão;

– Realizar o planejamento e execução de voo por meio de aeronaves remotamente pilotadas e análise prévia dos produtos obtidos;

– Interpretar mapas de variabilidade espacial e temporal de atributos do solo e planta;

– Recomendar a aplicação de insumos agrícolas (corretivos, fertilizantes, defensivos agrícolas, dentre outros) à taxa variada ou em aplicação localizada;

– Recomendar, acompanhar e avaliar intervenções de manejo em sítio específico de solo e planta;

– Realizar, acompanhar e avaliar o manejo de plantas daninhas, pragas e doenças utilizando princípios da Fitossanidade de Precisão;

– Conhecer o funcionamento e realizar a manutenção de máquinas agrícolas equipadas com eletrônica embarcada;

– Calibrar e operar máquinas agrícolas equipadas com sistemas de Agricultura de Precisão;

– Exercer atividades de orientação no estudo de viabilidade econômica de empreendimentos agropecuários voltados à Agricultura de Precisão;

– Elaborar, conduzir e avaliar projetos agropecuários voltados à Agricultura de Precisão.

Santa Maria

Técnico

O curso de Técnico em Agricultura de Precisão está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Técnico - Presencial sendo Noturno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como Eixo Tecnológico RECURSOS NATURAIS. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de LUCIANO ZUCUNI PES e a coordenação substituta de CLAUDIA DAS NEVES COSTA.

O curso é ofertado em período Semestral, sendo 4 o número de períodos indicados para sua conclusão.

Reconhecido pelo Parecer CNE/CEB n. 11/2012, Resolução CNE/CEB n. 06/2012, Parecer CNE/CEB n. 11/2008, Resolução CNE/CEB n. 03/2008, Portaria do MEC n. 870/2008 e Resolução CNE/CEB n. 01/2014.

Depoimentos

Fotos

Alunos e professores dentro de uma sala de aula e na frente de uma apresentação de slides
Trator na lavoura
Váriaspessoas sentadas em uma meia lua olhando para a frente
Foto de uma máquina agrícola em um campo.
Trator na lavoura
Várias pessoas em um hall
Professor na frente da turma apresentando slides e alunos
Foto de uma sala de aula, aparecem alguns alunos e o professor ao lado de uma apresentação de slides.
Foto de um trator puxando uma máquina agrícola em um campo.

Materiais Extra

Mercado de Atuação:

– Empresas de assessoria em Agricultura de Precisão

– Empresas de máquinas e implementos agrícolas

– Empresas de assistência técnica do setor agrícola

– Cooperativas

– Produtores rurais

– Startups

O Curso conta com a parceria das seguintes ações institucionais e empresas para o desenvolvimento de suas atividades:

– Projeto Aquarius

– Equipe FieldCrops

– Soluções Integradas Verdes Vales (concessionária John Deere)