Ir para o conteúdo Conexus Bioma Pampa Ir para o menu Conexus Bioma Pampa Ir para a busca no site Conexus Bioma Pampa Ir para o rodapé Conexus Bioma Pampa
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo
Apresentação

O bioma Pampa possui características sociais e naturais que exigem atenção. Entre os principais gargalos para o desenvolvimento estão pobreza rural e supressão de áreas naturais. O objetivo geral do Programa Conexus é promover a inserção da abordagem Nexus no Bioma Pampa, desenvolvendo conhecimento e tecnologias sociais, com ênfase em arranjos multiestratos e biodiversos, para efetivação da segurança hídrica aliada à segurança energética e alimentar, com valorização da biodiversidade regional e adequação ambiental. O recorte proposto são as famílias dos assentamentos da reforma agrária no Pampa, assistidas pelo Projeto Quintais Sustentáveis, cooperação entre UFSM, INCRA e demais instituições, efetivada de 2012 a 2016. Somente nesse bioma, o projeto envolveu 1769 famílias em 204 assentamentos de 46 municípios.

Saiba mais sobre o CONEXUS, clicando aqui!

Notícias
Mensagem para as futuras gerações
No dia 3 de outubro se comemora o Dia Nacional da Agroecologia. Nesse dia, o Seu Getúlio, agricultor do Assentamento Alvorada (Júlio de Castilhos-RS), tem uma mensagem para dar às futuras gerações.  Confira o recado desse grande parceiro do Programa…
03/10/2019
Fortalecendo as parcerias: Programa Conexus Bioma Pampa se reúne com poder público municipal de Júlio de Castilhos, RS
O programa Conexus iniciou o mês de setembro estabelecendo mais uma parceria. No último dia 03 de setembro, a equipe Conexus juntamente com a Emater-Ascar/RS do escritório de Júlio de Castilhos, se reuniram com o secretário municipal de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente…
13/09/2019
Oficina em Piratini reúne 30 famílias assentadas
A equipe do Programa Conexus Bioma Pampa realizou no dia 29/08 mais uma oficina de “Como melhorar seu quintal agroflorestal?”, no assentamento Santo Antônio, em Piratini, RS.Na oficina estavam reunidas aproximadamente 30 famílias assentadas. Foi utilizada a metodologia do gráfico…
12/09/2019
III Conferência Brasileira de Restauração Ecológica acontecerá no bioma Pantanal
Marque na sua agenda! A III Conferência Brasileira de Restauração Ecológica e o I Seminário Brasileiro de Sementes Nativas terão como sede a cidade de Cuiabá – MT, nos dias 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2020. Organizados…
11/09/2019